Ponto de atendimento da Receita Federal de Penha é inaugurado; Sala do Empreendedor atende no mesmo local

O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal no município de Penha já está funcionando. A inauguração aconteceu nesta semana, com a presença do Delegado Titular da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí, Roberto Jacob Nicolau Mussi Filho, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

O equipamento irá possibilitar o acesso ao morador de Penha aos serviços da Receita Federal sem sair município, sem gastos e transtornos. O novo serviço será localizado no prédio da antiga Secretaria de Serviços Urbanos, na Rua Antônio Carlos Moraes Gonzaga, no Centro, e será de responsabilidade da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Receita. Além do PAV, a Sala do Empreendedor agora também atende no mesmo endereço. O PAV possibilitará que a população realize diversos serviços junto à Receita Federal de pessoas físicas e MEI, como CPF, cadastros, certidões, declarações, pendências fiscais, pagamentos, processos e procurações sem a necessidade de se deslocar para municípios vizinhos.

O Delegado Titular da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí, Roberto Jacob Nicolau Mussi Filho, comenta sobre a centralização do serviço dentro do município: “penso que o ponto crucial é ter um ponto de atendimento na cidade, sem necessidade de ir para cidades vizinhas para procurar o serviço e quem ganha com isso tudo é a população. Parabéns pela conquista”.

O trabalho acontecerá através da recepção e digitalização de documentos por servidores do município e envio por processo digital para servidores da Receita Federal. Assim, os servidores auxiliam no atendimento presencial e realizam a formalização da demanda do contribuinte, além do encaminhamento para uma equipe da Receita Federal para análise e operacionalização.

O PAV vai ser uma ponte entre o contribuinte e a Receita Federal, sem a necessidade de deslocamento para municípios vizinhos, sem transtornos, de forma rápida e prática. Com certeza será um sucesso e uma facilidade muito grande para a população”, comenta o Secretário Desenvolvimento Econômico e Receita, Tiago Dionísio Moser.