Temporada da pesca da tainha e camarão iniciou em Penha

Começou também em Penha, a temporada da tainha para quem utiliza o método tradicional de cercos de praias, com canoas a remo e redes de arrasto de praia. Já a pesca do camarão, muito tradicional no município, segue até janeiro de 2024. No município de Penha, a pesca do camarão e da tainha ocorre principalmente nas praias da Armação e Praia do São Miguel.

A temporada de pesca tem apoio da Prefeitura Municipal de Penha, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, e da Colônia de Pescadores Z-5, que auxiliam na estrutura e na entrega do Kit do Pescador – composto por uma lata de tinta para as embarcações, um par de botas e um jogo de capa e jardineira. “A entrega do kit do pescador auxilia muito os pescadores do nosso município, nos dias que antecedem a safra, pintando as embarcações, preparando as canoas, além de possibilitar mais segurança aos pescadores com as vestimentas adequadas para a pesca”, explica o Prefeito Aquiles da Costa.

Segundo o Secretário de Pesca e Agricultura, Rubens João de Souza Filho, atualmente, aproximadamente 20 famílias vivem da pesca artesanal da tainha no município de Penha. Já do camarão, são mais famílias que vivem da pesca de diversas espécies de camarão. “As praias da Armação e do São Miguel são as que mais possuem embarcações registradas para esse tipo de atividade. São muitas famílias que vivem desse sustento, e é por isso que buscamos apoiá-los da melhor maneira”, pontua.

Para Edinho e Adilson, pescadores de tainha e camarão desde os 12 anos de idade, respectivamente, a expectativa desse ano é alta. “Se Deus quiser esse ano vai ser bom pros pescadores, pra todos ganharem um dinheirinho”, diz Adilson. Para Edinho, a expectativa é alcançar pelo menos a metade da temporada de 2016, onde conseguiu cerca de oito toneladas de tainha.

Aos interessados em tirar as dúvidas sobre a legislação, autorização para as embarcações e carteirinha do pescador, devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca para mais informações, localizada na Avenida Nereu Ramos, nº8.

Cotas de captura

Para 2023, a Portaria Interministerial MPA/MMA Nº 1, de 28 de fevereiro de 2023, estabelece a Autorização de Pesca Especial Temporária, o limite de embarcações de pesca, as cotas de captura e as medidas de monitoramento e controle para a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) do ano de 2023, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A cota de captura definida para este ano é de 460 toneladas para a modalidade de emalhe anilhado e de zero tonelada para a modalidade de cerco/traineira (industrial). Não há limite de cota para o camarão.

Imagem: Prefeitura de Penha