Confira os assuntos debatidos pelos vereadores na sessão de ontem

A ORDEM DOS NOMES OBEDECE À ORDEM DOS DISCURSOS.
Joaquim (PP)

O vereador convidou a comunidade para participar no final de semana de um congresso na igreja evangélica de Armação. Joaquim comentou sobre uma visita que fez à Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, no Mariscal. “Fiquei triste com a situação, especialmente na cozinha. Tanto fogão como forno, geladeira, todos estão com problemas. Ele também falou sobre a situação precárias das ruas por conta das recentes chuvas. “Desvia de um buraco e cai em outro”, comentou sobre as ruas do Mariscal.

Juju (PSDB)

Juju mostrou a foto de um buraco na Aurélio Lapa. “Todo dia cresce um pouquinho”. O vereador avisou que o Dia da Servente e Merendeira é comemorado no dia 1° de agosto, e não no dia 1°de abril. “Ainda causa confusão isso, mas é bom deixar isso claro”. Juju disse que conversou com moradores do entorno da Colônia dos Pescadores, onde uma parte foi cedida para alunos do EJA. Segundo Juju, alguns alunos estão causando problemas na saída da aula.

Juraci (PMDB)

A presidente da Casa pediu que a prefeitura apresente um projeto de pavimentação da Rua Nilo Anastácio Vieira até o dia 25, quando ela e outros vereadores irão a Brasília em busca de recursos para a cidade. “Rua esburacada. Quando chove, os carros se deslocam. Quando faz sol, poeira”, disse. Juraci falou da precariedade das escolas do município, entregues pela antiga administração. “Todas estão com seriíssimos problemas”, afirmou.

Italiano (PMDB)

O vereador quer trazer para Penha o programa Botão do Pânico, em parceria com a Polícia Militar para levar mais segurança para as mulheres com medida protetiva. Segundo ele, o orçamento anual para manter o projeto é de 8 mil reais. Italiano também falou sobre a situação das ruas do município após quase 20 dias de chuvas. “Eu ando muito e realmente está difícil: tem buracos, tubos entupidos e que não são de hoje. Esperamos que a chuva dê um tempo”.

Silas (PSD)

O vereador pediu atenção especial da Secretaria de Serviços Urbanos nos principais acessos do município. “Se não dá para arrumar por causa da chuva, que pelo menos a prefeitura sinalize os locais sem condições de trânsito”. Silas ainda questionou a prefeitura sobre a reforma do Grupo Escolar Antonio José Tiago. O prédio foi interditado e os alunos foram remanejados para outros locais. “Prefeito prometeu que escola voltaria para os alunos”.

Regiane (PMDB)

Regiane falou sobre a dificuldade que passam o moradores da Santa Lídia a cada chuva que passa. “Casas alagadas e pessoas que perdem seus bens”. A vereadora falou sobre os 3 meses do PMDB no comando da cidade. “Pegamos o município em péssimas condições e temos que colocar a mão na massa”.

Luizinho (PSDB)

Luizinho criticou mais uma vez a ida da Pesca para o Ministério da Indústria e Comércio. “Eu acho que nossas autoridades em Brasília pensam que pesca é jogar vara e esperar o peixe morder a isca. A pesca não é valorizada, nunca foi e não está sendo”. O vereador ainda questionou sobre o Defeso do Camarão, época em que os pescadores artesanais e industriais ficam impedidos de trabalhar. “O defeso está há décadas errado”.

Maurício Brockveld (PROS)

O vereador falou sobre um assalto que ocorreu na Santa Lídia segunda-feira pela manhã, em um mercado. Os criminosos foram presos minutos depois graças ao programa Rede de Vizinhos. “O morador avisou no grupo e o capitão Mafra [comandante da PM de Penha] solicitou apoio de Navegantes. Em pouco tempo os bandidos foram presos”. Maurício destacou que está brigando para conseguir câmeras de monitoramento para o bairro, hoje um dos locais com maior incidência de furtos e roubos na Penha.

Toninho (DEM)

Toninho espumou contra a Recicle que, segundo ele, está fazendo propaganda enganosa ao divulgar descontos na taxa do lixo. “Estão tirando sarro da nossa cara. Eles fizeram uma propaganda enganosa, desconto para acertar as contas. Mas os descontos são só para 2016. E as pessoas que estão com dívidas de outros anos?”

Isac (PR)

O líder do governo na Câmara afirmou que o município está um caos por culpa da gestão anterior. “Quero dizer que 20 dias de chuva não são fáceis para a secretaria de Obras, mas estamos em processo de licitação para compra de macadame e pó de brita. Com o pouco que tem estamos fazendo um trabalho de qualidade”. Isac afirmou que a GE Antonio José Tiago vai passar por perícia técnica e que, se for preciso, escola será demolida. “O PA foi reformado duas vezes, o NAM já foi reformado e descobriu-se que não tem ferro na laje”, disse.