Janeiro Branco: CAPS Leila Antão promove assembleia com pacientes sobre os cuidados com a saúde mental em Penha

O Janeiro Branco é o mês da Conscientização da Saúde Mental. Por isso, esse foi o tema principal da Assembleia Geral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão nesta semana, com a palestra da psicóloga Grazielle Rocha França. A Secretaria de Saúde de Penha, prepara diversas ações e atividades de conscientização, além da iniciativa de jardinagem com os pacientes do CAPS. O mês de Janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura da renovação e o branco faz menção à uma tela vazia que representa as infinitas possibilidades que podem ser expressas e essa foi a abordagem da palestra. Além de palestras e ações voltadas ao Janeiro Branco, a jardinagem será utilizada como ferramenta de auxílio de forma terapêutica, trazendo tranquilidade e grande satisfação ao paciente.

“A iniciativa irá proporcionar uma sensação de bem-estar, contribuindo diretamente em sua evolução. Além da saúde mental, traz benefícios como agilidade, sensibilização motora, flexibilidade física, memorização visual, percepção e habilidades. No local, após o acolhimento e atendimento médico e psicológico, os pacientes são inclusos em diversas atividades em grupos, oficinas terapêuticas, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. Temos grupos de jovens, de álcool e drogas, de mulheres, da família, por exemplo. Basta comparecer e será muito bem acolhido por toda a equipe”, destaca o Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros.

Para participar das ações no CAPS, num primeiro momento, não há necessidade de realizar agendamento. A unidade, que fica localizada na Rua João Mariano Furtado nº131, na Armação. funciona das 08h às 17h, sem fechar para almoço, e conta com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, psiquiatria, artesã, técnica administrativo, assistente social, pedagogia e equipe de apoio. O WhatsApp para atendimento é (47) 99291-9010, garantindo total sigilo do paciente.

 

Imagem: Prefeitura de Penha