Prefeitura de Penha afirma ter zerado fila para castração de pets e que munícipes que solicitarem o serviço já sairão do IMAP data definida para o procedimento

A prefeitura de Penha divulgou na manhã desta quarta-feira(18), que teria zerado a fila de espera para castração gratuitas de pets, e que a partir de agora, todas as pessoas que procurarem o Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) para o serviço já saem com data definida para castração. Ainda segundo a prefeitura, os munícipes deve ir até o órgão munidos de CPF, comprovante de residência e título de eleitor de Penha para solicitar a castração de seu cão ou gato.

De acordo com o IMAP, somente neste ano já foram realizadas 1033 castrações, número que poderia ser ainda maior caso o órgão trabalhasse em parceria com todos os resgatadores de animais abandonados, diga-se de passagem, coisa que não acontece.

Além da castração, o serviço já inclui o microchip: dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal, com todos os dados que identificam o tutor e seu endereço. O município também oferta atendimentos em clínica credenciada e serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos. Para o atendimento veterinário, a clínica Vida Pets é a responsável. Os atendimentos são divididos em duas formas: para animais com tutores de baixa renda e animais de rua.

Para a primeira situação – esses para casos graves e que precisem urgentemente de atendimento – são 10 atendimentos gratuitos por mês, ofertando tudo o que for necessário: consulta, cirurgia e medicamentos. Para os animais de rua, não há limite de atendimento. Basta comparecer ao IMAP e é concedida a autorização, conforme a urgência do caso.

Já os serviços de resgate e fiscalização de maus tratos são realizados pelo Grupo de Operação e Resgate (GOR), empresa contratada pela Prefeitura que atua todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais, embora o serviço seja prestado para uns casos sim e outros não, mesmo se enquadrando nas “regras” acima.

As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP (Rua Duque de Caxias, 54 – Centro) e o GOR pode ser acionado através de ligações pelo contato (47) 9 99651-9961 ou WhatsApp (47) 99969-8580.

 

Imagem: Prefeitura de Penha