Outubro Rosa: Saúde de Penha promove atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero

Neste mês, a Secretaria de Saúde está com uma programação especial para o Outubro Rosa. As atividades são voltadas para a Atenção Integral à Saúde da Mulher, dando destaque para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Ao longo do mês, a Policlínica Municipal e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) contam com programação especial.

A Policlínica estará aberta nos dias 21 e 28 de outubro, sábados, para a saúde da mulher, com colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, DIU hormonal (mirena), colposcopia e preventivos referenciados pela atenção primária. Além disso, ao longo do mês serão ofertados testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C e consultas de mastologista.

No dia 13 de outubro, as UBS’s contam com uma programação especial para o Outubro Rosa. Todas as equipes de Estratégia Saúde da Família estarão desenvolvendo ações para promover o tema, como orientações e atividades nas salas de espera, além de consultas de enfermagem e médicas, avaliação das mamas, solicitação de mamografia para mulheres com idade indicada, coleta de preventivo e teste rápidos para Infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, explica a importância das ações: “o movimento do outubro rosa é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e por aqui não será diferente. Vamos reforçar, principalmente a importância do auto exame e do diagnóstico precoce. Nossas equipes estão à disposição para sanar todas as dúvidas e orientar da melhor forma nossas pacientes”.

 

Imagem: Prefeitura de Penha