Cerca de 1500 imóveis de Penha receberam visita da força-tarefa contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Penha, através do Programa de Combate à Dengue, realizou a força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika, neste fim de semana, dias 06 e 07. Ao todo, foram feitas aproximadamente 1500 visitas em imóveis onde há pessoas com suspeita de dengue, 1800 panfletos com orientações distribuídos, além da ação no portal turístico da cidade com a presença do mascote da dengue.

Com 300 focos larvários já localizados pelos agentes endêmicos e 100 casos positivos neste ano, as ações seguem intensificadas no município. Os bairros Armação e Centro são os que abrigam o maior número de casos. O coordenador do Programa de Combate à Dengue de Penha, Alexandre Deolindo, destaca que a ação da força-tarefa.

“Tivemos um saldo positivo, com muitas pessoas orientadas e materiais distribuídos. Penso que conseguimos chamar atenção da população para a dengue, para que as pessoas auxiliem nas visitas domiciliares e eliminem a água parada”, explica.

Além da força-tarefa, a equipe realiza diariamente a aplicação de inseticida e larvicida, palestras escolares, gincanas, tratamento, averiguação de denúncias, inspeções semanais nas armadilhas, inspeções quinzenais aos pontos estratégicos, além das visitas domiciliares diárias e orientações em todos os bairros.

A equipe do Programa de Combate à Dengue também compõe o Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), que realiza operações de fiscalizações em estabelecimentos de todo o município que não cumprem os códigos sanitários.

“As atividades contra o mosquito Aedes Aegypti são diárias. Estamos fazendo a nossa parte e pedimos que a população também faça a sua, permitindo as visitas domiciliares e não deixando a água parada”, frisa o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

 

Imagem: Prefeitura de Penha