Ritual do Mastro de São Sebastião acontece no próximo dia 15 em Penha

A Fundação Municipal de Cultura de Penha Picucho Santos confirmou para o próximo dia 15 o tradicional ritual do Mastro de São Sebastião – um dos rituais religiosos mais antigos da região açoriana catarinense. O ato cultural/religioso de decoração do mastro acontece na Praça do Baiano, em Armação do Itapocoróy, às 15h, e prestará homenagem póstuma a Ilson Carlos dos Santos, o Tito da Mariazinha.

“O ritual é uma manifestação folclórica popular bicentenária em Penha. Sua origem ainda é cercada de muitas dúvidas e teorias, porém é mais provável que os portugueses vicentistas, os primeiros colonizadores da região de Itapocoróy, tenham trazido esta tradição na bagagem e introduzido na comunidade recém-formada, no início do século XVIII”, detalha o presidente da Fundação, Eduardo Bajara.

Enquanto os Foliões tocam e cantam músicas tradicionais locais e iniciam as cantorias do Moçambique, com viola e tambores, as mulheres iniciam o enfeite do Mastro com ramos verdes e flores. “Broas caseiras e a tradicional Consertada de Penha são distribuídas a todos os presentes, antes de iniciar o Cortejo, a popular Puxada do Mastro, até a Praça de São Pedro, situada à frente da Capela de São João Batista”, acrescenta Bajara.

Na Praça, o florido mastro será erguido e terá a bandeira de São Sebastião hasteada. “No domingo seguinte à esta manifestação (22), na Capela, é realizada uma Missa de Ação de Graças a São Sebastião, onde as pessoas devotas e comunidade levam massas de pão confeccionadas com as partes do corpo ou formato de seu pedido ao Santo, no qual foram atendidos. As massas são leiloadas entre os presentes na missa, que é denominada ‘Missa das Massas’. O dinheiro arrecadado com o leilão é do Conselho da Capela, que o reverte em benfeitorias”, enriquece Bajara.

O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Penha através da Coordenação da Capela de São João Batista e apoiado pelo Governo de Penha, por meio da Fundação Municipal Cultural Picucho Santos. O evento está no calendário de eventos do Arena Verão Penha, Venha Viver a Vida.

Este ano, o “Promesseiro do Mastro” – pessoa escolhida na comunidade para organizar os preparativos, fazer as broas e a consertada, prover o Mastro e os enfeites, pagando uma promessa ao Santo – seria o armaçonense Ilson Carlos dos Santos, O popular Tito da Dona Mariazinha. Ele, infelizmente, faleceu poucos meses atrás. “Então a família (irmã, filha e sobrinhos) estão lhe prestando uma homenagem póstuma em sua memória, assumindo a vez de promesseiros”, finaliza Bajara.

 

Imagem: Prefeitura de Penha