Tribunal de Contas de Santa Catarina aprova contas administrativas de Penha no exercício 2021

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) aprovou as contas administrativas da gestão do prefeito Aquiles da Costa (MDB) referentes ao ano de 2021. O parecer favorável foi emitido após votação em sessão ordinária do Tribunal, realizada em 7 de dezembro. O documento foi remetido ao parlamento municipal, que tem a chancela final sobre os balancetes.

O documento, já publicado no Diário Oficial do TCE-SC, foi enviado à Câmara de Vereadores. É do parlamento municipal a validação final. “Os vereadores têm o parecer técnico do Tribunal de Contas como base essencial no momento de análise dos números administrativos. Por isso, o parecer favorável é de suma importância, pois é o aval do principal órgão fiscalizados do gestor administrativo”, declara o secretário de Administração e responsável pela pasta da Fazenda, Eduardo Bueno.

A validação das contas de 2021 marcam o segundo mandato do prefeito Aquiles. Assim como neste momento, as contas de 2017, 2018, 2019 e 2020 também obtiveram a aprovação pelo TCE-SC. “A validação dos números de 2021, num período de recuperação econômica pós-pandemia, representam uma vitória para nossa gestão. Foi um ano de muita instabilidade em todo cenário nacional, mas que com um controle efetivo dos gastos e investimentos pontuais, obtivemos um ótimo resultado ao final do ano. A aprovação técnica pelo TCE-SC é a validação máxima. Assumimos um município que estava negativado, sem o direito a uma certidão negativa de débitos. Superamos essa situação graças a uma gestão austera e eficiente, refletindo nesse momento em um volume histórico de investimentos”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa.

 

Imagem: ALESC