Secretaria de Saúde de Penha oferta teste rápidos de HIV em todas as Unidades Básicas

Durante todo o mês de dezembro, o Programa de Combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/AIDS) da Secretaria de Saúde de Penha vai reforçar a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV. O município disponibiliza os testes rápido gratuito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´S) e também no Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM).

“Nas UBS´s, basta a pessoa procurar pela enfermeira responsável e solicitar a realização do exame, que ocorrerá de forma discreta e sigilosa. No NAM, o paciente solicita atendimento junto ao Programa IST”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. Neste momento, 210 pessoas realizam tratamento com medicamentos antirretrovirais (antes chamados de coquetel), que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

O enfermeiro responsável pelo Programa IST em Penha, Rafael Augusto Rodrigues, reforça a importância do cumprimento do tratamento médico. “Assim, com o tratamento realizado de forma correta, a pessoa pode levar uma vida com qualidade.  O HIV é vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids”, detalha o profissional.

“Quando o paciente não segue todas as recomendações médicas, o HIV, vírus causador da doença, pode ficar resistente aos medicamentos antirretrovirais. E isso diminui as alternativas de tratamento”, acrescenta Rafael. Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, comparecer ao serviço de saúde nos dias previstos, entre outros cuidados, também favorecem o tratamento.

Atualmente, a cidade não possui gestantes infectadas pelo HIV – porém realiza o acompanhamento de 8 crianças por conta de suas mães viverem com o vírus.  “A frequência dos exames e das consultas é essencial para controlar o avanço do HIV no organismo e determina o tratamento mais adequado em cada caso”, encerra Rafael, reforçando ainda a necessidade do uso do preservativo em todas as relações sexuais – também ofertadas nas UBS´s.

Nos dias 6 e 7, Rafael também irá ministrar uma atualização, com os profissionais da Saúde que atuam na Rede Municipal, sobre as novas tecnologias dentro da temática. Nessa vertente, por exemplo, o Penha oferta o tratamento totalmente gratuito de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Conhecido por “PrEP”, é um método de prevenção à infecção pelo HIV, no qual a pessoa ingere diariamente uma medicação capaz de agir nas enzimas do vírus, impedindo o adoecimento.

CAMPANHA UNAIDS

Esse ano, o trabalho específico do mês de dezembro – que balizará a continuidade das ações – tem por base a campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil. Ela busca reduzir as desigualdades que persistem para os serviços mais básicos como testagem, tratamento e preservativos, e ainda mais para as novas tecnologias.

 

Imagem: Prefeitura de Penha