Literatura regional é compartilhada na 20ª Feira Literária Internacional (FLIP)

Durante sua participação na 20ª Feira Literária Internacional (FLIP), em Paraty, no Rio de Janeiro, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME) teve a oportunidade de entregar obras literárias regionais ao ator baiano, Lázaro Ramos. A Turma do Sirizinho – A pandemia pela ótica animal, do escritor Paulo Santos, e Antônio e o Boi, da escritora, Tábata Torres, foram entregues em mãos.

“Foi uma honra poder compartilhar a força da nossa literatura regional com uma personalidade nacional de grande valor no meio cultural. Lázaro é um homem com enorme visão sobre a vida e, que no evento, também lançou mais um livro”, comenta Bajara. O livro, “Você não é invisível”, é uma ficção juvenil e que conta a história de dois irmãos, Carrinho, de 16 anos, e Vitória, 14, que na pandemia passam o dia sozinhos em casa — o pai tem dois empregos: numa peixaria e numa transportadora, e a mãe, antropóloga, caiu na estrada há anos.

Livros regionais variados, incluindo de Penha, também foram entregues por Bajara à palestrante da Mesa, Povos Originários, a Doutora guarani, Geni Núñes, e aos historiadores e pesquisadores parityenses, Diuner Mello e Marcell Moraes. “Um evento como esse serve para manter a cultura viva, as raízes ainda mais fixadas em seu solo”, reforça o superintendente da Fundação de Penha.

Na Feira Literária Internacional (FLIP), Bajara ainda participou duas rodas de conversas voltadas à temática dos “Povos Originários’ e “Patrimônio Histórico, Cultural Material e Imaterial”. “Um povo sem história está fadado ao esquecimento. É preciso lembrar as novas gerações que os municípios possuem história migratória que formaram diretamente os costumes e criaram identidades culturais. É a pluralidade que torna nossa nação tão rica em história, cultural e natureza”, finaliza Bajara.

 

 

 

Imagem: Prefeitura de Penha