Penha participa de duas rodas de conversa na 20ª Feira Literária Internacional

Fundação Municipal Cultural de Penha Picucho Santos participa entre os dias 23 à 27, como convidada oficial, da Feira Literária Internacional (FLIP), em Paraty, no Rio de Janeiro. O município tem participação confirmada em duas rodas de conversas voltadas à temática dos “Povos Originários’ e “Patrimônio Histórico, Cultural Material e Imaterial”.

“Um povo sem história está fadado ao esquecimento. É preciso lembrar as novas gerações que os municípios possuem história migratória que formaram diretamente os costumes e criaram identidades culturais. É a pluralidade que torna nossa nação tão rica em história, cultural e natureza”, define o superintendente da Fundação, Eduardo Bajara. Ele representará Penha nos diálogos e fomentará, justamente, a riqueza de Penha perante a cultura açoriana. “Penha consegue manter viva sua riqueza cultural material e imaterial – com muitos prédios históricos e manifestações sociais que nos fazem voltar ao tempo. É um orgulho para nós”, finaliza ele.

Palestrantes de descantes estarão na 20ª edição do Flip. O ator baiano, Lázaro Ramos, é um deles. Ele chega para apresentar seu primeiro livro para o público adulto, uma obra movida pelo desejo de viver em um mundo em que a diversidade seja vista como um valor positivo. Vencedora do prêmio Nobel 2022, Annie Ernaux, também tem participação confirmada. A escritora francesa foi laureada com o prêmio máximo da literatura mundial devido à coragem de obras que exploram os limites da experiência como ferramenta artística. Suas histórias transitam entre o romance, o relato e o diário, revelando, nas palavras da Academia Sueca, “as raízes, estranhamentos e repressões coletivas da memória pessoal’‘.

A brasileira mais jovem a cruzar sozinha o Oceano Atlântico, Tamara Klink, desembarcará em Paraty. Ela vai compartilhar com o público da festa não apenas o amor pelas viagens marítimas, mas também a vontade de transmitir aquilo que viveu por meio de relatos ou versos.