Projeto de estímulo à leitura será lançado neste sábado, dia 12

A partir do próximo sábado, dia 12, está aberta a temporada da colheita de livros em Penha. Isso mesmo! Você não leu errado. Colheita de livros! A brincadeira ortográfica é alusiva ao projeto da Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, “Árvore do Saber – Pé de Livros”, que será lançado às 17h, na Praia Alegre. Livros serão pendurados nos galhos de um enorme sombreiro e poderão ser colhidos pela população, como forma de incentivo à leitura.

“Queremos que as pessoas colham os livros e os levem para casa, para que possam desfrutar de uma boa leitura. A proposta também faz alusão ao ato de semear a cultura, a informação e a busca pelo conhecimento”, explica o superintendente da Fundação, o professor Eduardo Bajara. Os livros estarão acondicionados dentro de um saco plástico, junto de uma máscara de proteção individual.

Escritores locais como Claudio Bersi de Souza, Maria do Carmo Ramos Krieger, Vanessa Petermann e Fábio Policarpo – além de uma antologia da Academia de Letras Seccional de Penha Anísio dos Santos – assinam as obras que irão dar vida ao projeto. “São obras temáticas diversificadas como literatura infantil e infanto-juvenil, romances, história, ficção, enfim para agradar todos os públicos amantes da leitura contemporânea”, acrescenta Bajara.

O lançamento da primeira “Árvore do Saber – Pé de Livros” será na região da Praia Alegre que hoje sedia o Arena SC. A intenção da Fundação Cultural é levar o projeto para outros bairros da cidade ao longo dos próximos meses. “Precisamos difundir a cultura e resgatar o amor pela leitura”, finaliza Bajara. Pessoas que queriam fazer a doação de obras podem fazer contato direto pelo telefone (47) 9 9129.2048, com Bajara.

O projeto tem como apoiadores a Fundação Cultural de Santa Catarina (FCC), a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Penha Anísio dos Santos e a professora joinvillense Mariza Schiochet – criadora do Projeto Ler é Viajar Sem Sair do Lugar.

 

Imagem: Prefeitura de Penha