Grupo Especial de Infraestrutura (Geinfra) é criado para fiscalizar investimentos via Finisa

O Governo Municipal de Penha criou um grupo estratégico de trabalho para acompanhar a evolução das obras de pavimentação realizadas através do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). O Grupo Especial de Infraestrutura (Geinfra) ficará responsável por fiscalizar o cumprimento de obras nas ruas listadas no ‘Participa Penha’, acompanhar o desenvolvimento dos projetos e aferir a qualidade dos serviços prestados.

“O foco do Geinfra é planejar e acompanhar as obras, sem perder o foco do Programa Participa Penha, mas analisando as demandas reais sobre as ruas que já podem receber as pavimentações e quais ainda depende de projetos. Nós vamos seguir à risca as ruas votadas através do programa Participa Penha”, explica o prefeito, Aquiles da Costa (MDB), que presidente o grupo.

Representantes das secretarias de Gabinete, Planejamento, Administração, Fazenda, Controle Interno, Serviços Urbanos e Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) formam o Geinfra, que se reúne semanalmente para acompanhar os trabalhos que serão desenvolvidos com os R$ 50 milhões do Finisa. As primeiras pavimentações tiverem início no último dia 11 de janeiro, já atendendo aproximadamente 7 quilômetros.

“O fato de termos iniciado pavimentações em outras vias, de forma antecipada, se deve ao fato de muitas das ruas votadas ainda demandarem projetos ou mesmo ainda não possuírem drenagem pluvial. Esse é o maior programa de investimentos da história de Penha e essas obras precisam avançar de forma ordenada”, acrescenta Aquiles. Até o momento, as ruas Nereu de Assis (popular Rua da Vala) e João Luiza Alexandrina já receberam a camada asfáltica. A rua Avelino Manoel Ferreira também já começou a ser pavimentada.

Já as vias Estrada Geral Santa Lídia (do viaduto da Santa Lídia até o final da Rua Domingos Manoel Corrêa), a Duque de Caxias, Nilo Anastácio Vieira e Tiradentes já receberam uma base preparatória de asfalto. “Agora, a próxima etapa desse trabalho é a camada final de asfalto, fato que acontece em vias já com base e tubulação pluvial”, reforça o prefeito, categorizando que o trabalho avançará gradualmente. A drenagem da Umbelino Lessa também já começou.

Nos próximos dias, por exemplo, terão início as pavimentações das ruas Lourival de Souza e Extensão da Elizabeth Konder Reis. Já a Secretaria de Administração, atua na licitação para contratar as empresas para executar as obras nas ruas João Luiz Justino, Alfredo Brunetti (sentido leste), Eugênio Krause, Felipe João Anacleto, Salete Tavares e a drenagem da rua Rua Hans Possanki.

“Nós firmamos um compromisso com o povo e vamos cumprir. Por meio do Acelera Penha, vamos fazer a cidade crescer 30 anos em 3 e equiparar os investimentos públicos em comparação com as cidades vizinhas. Foram quatro anos para conseguir organizar as finanças municipais e permitir que Penha pudesse voltar a ter crédito, ter fôlego financeiro próprio para obras nesta envergadura”, finalizou o prefeito.

Pavimentações realizadas por meio de emendas parlamentares e recursos próprios – além de outras obras de infraestrutura e mobilidade – também estarão sob a análise do Geinfra.

OBRAS VIA FINISA

– Nereu de Assis (popular Rua da Vala)
– João Luiza Alexandrina
– Estrada Geral Santa Lídia (do viaduto da Santa Lídia até o final da Rua Domingos Manoel Corrêa)
– Duque de Caxias
– Nilo Anastácio Vieira
– Tiradentes
– Avelino Manoel Ferreira
– Umbelino Lessa também*
– Lourival de Souza**
– Extensão da Elizabeth Konder Reis**
– Eugênio Krause***
– Felipe João Anacleto***
– Salete Tavares***
– Rua Hans Possanki (drenagem pluvial)*

*Obras de drenagem pluvial
**Obras de pavimentação iniciam nos próximos dias
***Em fase de processo licitatório

Imagem: Prefeitura de Penha