Artista Renato Amorim traz para Penha o Troféu Ilha das Flores, do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina

O artista Renato Amorim, morador de Penha, foi escolhido para receber o Troféu Ilha das Flores neste ano de 2021, oferecido pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O troféu é cedido para o(a) vencedor(a) da categoria Artista Plástico. A premiação agracia anualmente dez participantes, cada um em sua categoria.

Renato, que mosaicista, foi indicado pela Fundação Municipal Cultural de Penha Picucho Santos para concorrer na categoria, e saiu vencedor ante a todos os demais inscritos.

O artista contou à nossa reportagem que está muito honrado por representar a cidade de penha nessa premiação tão importante, de abrangência estadual. “É um incentivo muito grande, que aumenta a motivação para a realização de mais trabalhos relacionados com a nossa cultura. O troféu Ilha das Flores tem um sabor especial em particular, pois tenho uma segunda família natural dessa ilha, que vive lá até hoje e compartilhamos forte laços de amizade”, afirma.

O Troféu Açorianidade foi instituido em 1996 com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina. Com este troféu o NEA tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana.

A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus são feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público e Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.

Saiba mais sobre o artista