Janete Krueger em: REFORMA, NÃO REFORMA. Ó DUVIDA CRUEL!

REFORMA, NÃO REFORMA. Ó DUVIDA CRUEL!

Na atual conjuntura de cidades e adensamentos que temos, a reforma de edificações, sejam residenciais, comerciais ou institucionais, se tornou cada vez mais necessária. Por vezes, construir uma edificação nova não é viável se considerar mudanças em Plano Diretor, vias de acesso, espaço disponível no lote, enfim, diversos fatores levam a considerar de forma séria a reforma.

De forma alguma devemos desconsiderar a estrutura primária da edificação, que deve estar em bom estado, pois o valor da reforma não deve ultrapassar os limites de valores de uma obra nova e ainda precisa permitir segurança e conforto aos futuros usuários.

Uma edificação precisa estar sempre “bem cuidada” para que se possa intervir com uma reforma de forma concreta, viável economicamente e esteticamente aceitável.

Vale lembrar que, uma edificação também precisa ter outros fatores para que sua vida útil seja preservada, que é a manutenção e os reparos.

A manutenção é o conjunto de atividades que garante o melhor desempenho da edificação com o menor custo possível. É um processo que precisa de planejamento, pois ele é preventivo e não emergencial, depois de grandes problemas ocorrerem. As limpezas periódicas nos telhados e caixa d’água, troca de peças, lubrificação das ferragens das esquadrias, fechamento de fissuras ou rachaduras nas paredes e sua respectiva pintura, troca de pisos com desgaste, a pintura geral da edificação, são alguns exemplos.

Os reparos são procedimentos mais pontuais, que proveem de pequenos imprevistos como troca de lâmpadas, troca de uma torneira, uma peça de piso que soltou repentinamente, um fechamento de uma pequena fissura que não requer emassamento e pintura, enfim, consertos menores, que não interferem diretamente no funcionamento da edificação.

 

 

E quando os dois itens anteriores não são aplicados de forma efetiva e eficiente, chega a hora da reforma, que é de fato a ação mais grandiosa, que demanda tempo, recursos financeiros e no qual um acompanhamento profissional torna-se imprescindível.

As reformas normalmente tem uma motivação, que pode ser para venda ou para melhoria de moradia, isso em casos residenciais, ou então por acúmulo de negligências, como no caso de edificações públicas. Pode ser negligência por falta de fiscalização do uso do dinheiro, por falta de manutenção e reparos ou até mesmo na contratação das equipes e materiais empregados nas diversas fases da construção, ou até mesmo nas reformas anteriores. Afinal as edificações públicas são campeãs na falta de comprometimento com Normas técnicas.

A edificação residencial que será colocada à venda, precisa ser segura, com design renovado, cores atuais e ter uma decoração atrativa. A reforma permite que em um curto espaço de tempo, a casa possa ser vendida e pelo valor justo.

Faça um pré-orçamento para conhecer o valor dos imóveis na região e assim ter uma ideia do valor de mercado do seu imóvel sem a reforma e depois de reformado. Se o valor de mercado do imóvel, somado aos custos da reforma, tiver um acréscimo de até 20% no valor final, não tenha medo de encarar a obra, pois com certeza será um grande negócio.

Entram nesse tipo de reforma serviços como pintura, recuperação de estrutura caso tenha patologias, manutenção dos pisos e revestimentos, manutenção dos armários e esquadrias, instalação de novos acessórios nos banheiros, dentre outros. Nesta reforma não vale a pena investir em armários novos nos banheiros, construir outro cômodo, investir no jardim ou colocar móveis de alto valor agregado.

Mas se a sua intenção é continuar vivendo no imóvel por mais 10, 15 ou até mesmo 20 anos, a reforma deverá ter como foco o conforto dos moradores.

Nesta reforma vale trocar o sistema elétrico e hidráulico, instalação de células de energia solar, troca completa de revestimentos, novos armários e móveis planejados, transformação de ambientes com derrubada de paredes, instalação de novas esquadrias, aplicação de pedras ornamentais e de massa corrida, colocação de granitos de qualidade e maior valor agregado, troca de telhas, instalação de novas tecnologias, enfim, investir em conforto, qualidade de vida e segurança.

A reforma para ter bom resultado é preciso que tenha planejamento, conte com mão de obra especializada, acompanhamento profissional e uma dose extra de paciência, pois imprevistos fazem parte e lidar com eles de forma tranquila é fundamental para o sucesso da empreitada.

 

 

Imagem: Pexels