Encontro promove debate sobre autismo em Balneário Piçarras; primeira edição do evento contou com palestra e troca de experiências

Defendendo a importância de políticas públicas próprias para autistas, a Associação de Apoio aos Autistas – AMA Balneário Piçarras realizou na última sexta-feira (12) o 1º Encontro Geral, que contou com a participação de mães e apoiadoras da causa. O evento seguiu todas as normas de prevenção e combate à COVID-19 e favoreceu a troca de experiências e a conscientização social sobre o tema.

“Foi uma oportunidade para que as mães pudessem ter voz. Todas as colocações, questionamentos e troca de ideias contribuíram para que os presentes pudessem ampliar seu repertório de informações sobre o autismo e se sentirem de alguma forma conectados em prol dessa causa”, relatou a presidente do órgão, Adriana de Souza do Nascimento.

A psicóloga e mãe do autista Bernardo, Jaqueline Duarte, palestrou sobre as dificuldades encontradas desde os primeiros sinais ao diagnóstico. “É muito importante que os pais fiquem atentos se o filho está correspondendo aos marcos de desenvolvimento como deveriam. Um dos primeiros sinais é a dificuldade da socialização, o baixo contato visual e a forma com que se dá a função aos brinquedos”, explicou.

A AMA Balneário Piçarras é uma entidade de causa coletiva fundada em novembro de 2020 e é atualmente formada por mães e apoiadoras que buscam a conscientização social sobre o tema e melhores práticas de acolhimento a família e ao autista. “Nós queremos fazer com que a AMA seja reconhecida como entidade que dá voz a todos. Desde o início nossa preocupação é com a transparência e a participação da sociedade”, pontuou Adriana.

Planejamento Estratégico Participativo
No encontro também ficou definido os parâmetros para o Planejamento Estratégico Participativo da AMA Balneário Piçarras, que acontecerá no dia 27 de março (sábado), das 13h às 18h, no auditório da Escola Municipal Professora Francisca Borba, do bairro Itacolomi. O evento é aberto para familiares de autistas, profissionais da área e apoiadores da causa.

Grupos de trabalho serão divididos para discutirem estratégias de atuação da AMA. “No Planejamento Estratégico a comunidade irá definir as metas da AMA em curto, médio e longo prazo para atender as necessidades das famílias de autistas de Balneário Piçarras”, frisou Adriana. No encontro também serão elaborados os termos de missão, visão e valores do órgão.