Aquiles anuncia medidas de retomada a partir do decreto do governo do estado

A Prefeitura de Penha divulgou nesta sexta-feira, 27 de março, as medidas visando a reabertura gradual do comércio local, em atendimento às orientações do Governo do Estado expressas nas decisões do governador Carlos Moisés, detalhadas ontem, dia 26.

As medidas da Prefeitura de Penha não diferem da portaria estadual. Ficam autorizadas parcialmente, a partir do dia 30 de março e por tempo indeterminado, as atividades de agências bancárias, correspondentes bancários, agências lotéricas e cooperativas de crédito. A medida, segundo adianta o secretário Jaylon Cordeiro, da Administração, é exclusiva para pessoas que necessitam atendimento bancário presencial.

Já no dia 1º de abril, reabre o comércio em geral, como bares, restaurantes, academias, setor hoteleiro, construção civil, depósitos, galpões e centros de distribuição. O Estado também determinou e a Prefeitura oriente sobre as regras para essa reabertura gradual: estabelecimentos com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas terão de limitar o acesso de pessoas com 50% da capacidade de público.

Esses espaços, entretanto, poderão estabelecer regras mais restritivas, e ainda controle de acessos e marcação de lugares reservados aos clientes. E tem de haver ainda controle da área externa, respeitando distância mínima de 1,5m entre cada pessoa. Os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais também retornam dia 1º.

Seguem suspensas as aulas das redes pública estadual, municipal e particular, eventos, shows, festas e lazer em praias e parques. E também se mantém suspensas, pelo prazo de sete dias, a contar de 1º de abril, o transporte coletivo intermunicipal de passageiros e os veículos de fretamento para transporte de pessoas, além dos roteiros interestadual e internacional de passageiros.

Outra medida foi a retomada de obras públicas, como a drenagem da Rua Nereu de Assis e a reforma da quadra poliesportiva vereador José Lídio da Costa, no centro.

A Prefeitura de Penha segue com seu gabinete de crise em plena atuação – Defesa Civil, Secretarias Municipais, equipes técnicas. O fone da Vigilância Epidemiológica é o mesmo da Secretaria da Saúde: 3398.1533.