Fechamento do comércio em Penha e Piçarras tem maior reflexo nas famílias de baixa renda

Ariane Moreira é auxiliar de cozinha, mora em uma casa alugada no Bairro Mariscal, em Penha, com os cinco filhos e o marido que está desempregado. A família depende do salário dela para pagar todas as despesas de água, luz, comida, roupa e aluguel.

“Aqui no nosso bairro a situação das famílias de baixa renda é preocupante. Quem tem filho para sustentar e tá parado por causa do coronavírus precisa de ajuda urgente. Nos próximos dias vai faltar fralda, leite e comida. Seria bom se o Poder Público antecipasse a liberação do Bolsa Família. É nossa única esperança”, conta Ariane.

O Programa Bolsa Família tem sido a principal fonte de renda entre as famílias de baixa renda, principalmente, daqueles que trabalham na coleta de reciclagem. que estão concentrados no Mariscal. “Moro ao lado de três casas onde tem muitas crianças e os pais estão em casa porque não podem sair para recolher reciclados. Sem ter como trabalhar como vamos comer?”, observa.

O secretário de Assistência Social, Nereu Caldeira Filho, garantiu que na segunda-feira haverá uma reunião para discutir o apoio às famílias carentes que estão sem trabalhar. “Já conversamos com o prefeito Aquiles e vamos ter um plano de ação para ajudar nossa comunidade”, adiantou Nereu.

Em Balneário Piçarras situação também é crítica

A moradora de Balneário Piçarras, Jacinta Soares, vive com três crianças numa casa de madeira sem água e luz, na Rua Joaquim Dutra, no Bairro Santo Antônio às margens do rio. “Faz um mês e meio que estou nessa situação de dificuldade. Eu busco água para beber e fazer a higiene todos os dias no Ginásio Figueirão, trago dentro de galões na garupa da bicicleta.

Desempregada desde o fim da temporada, Jacinta conta que sua vida ficou pior desde a chegada do coronavírus. “O comércio fechou e as coisas pioraram. Antes eu me virava fazendo faxinas, agora não tenho nem isso para me sustentar. Quando vi a morte de crianças na Itália entrei em desespero e passei a ligar para prefeitura e Conselho Tutelar em busca de ajuda”, lamenta.

Em conversa com a nossa reportagem, a prefeitura de Balneário Piçarras disse que a Secretária de Assistência Social vai fornecer auxílio alimentação para pessoas carentes nesta fase do coronavírus. Também serão doados kits de merenda escolar, além da ampliação do Programa Bolsa Família.



3 Replies to “Fechamento do comércio em Penha e Piçarras tem maior reflexo nas famílias de baixa renda”

  1. As empresas mercenários de água e luz devia colaborar, como vai ficar a situação das contas q já tem valores abusivos naturalmente, agora com as pessoas todas confinadas em suas casas e ainda sem poder trabalhar? Eles não tem dó na hora de cobrar e cortar, é preciso uma medida emergêncial para reduzir essees valores pelo menos nesse período.

Comments are closed.