Penha se prepara para sediar a 26ª Festa da Cultura Açoriana (Açor)

Penha recebeu nesta semana o coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Francisco do Vale Pereira, e o coordenador de comunicação do NEA, Acyr Osmar de Oliveira. Eles vieram analisar quais escolas de Penha poderiam servir de alojamento para os quase 400 membros de comitivas de todo o estado, compostas por artistas, artesãos e gestores culturais, que são, efetivamente, aqueles fazem acontecer a Festa da Cultura Açoriana (Açor), o maior evento folclórico de Santa Catarina. Penha vai sediar, de 22 a 24 de novembro, a 26ª edição da festa.

Osmar de Oliveira. Eles vieram analisar quais escolas de Penha poderiam servir de alojamento para os quase 400 membros de comitivas de todo o estado, compostas por artistas, artesãos e gestores culturais, que são, efetivamente, aqueles fazem acontecer a Festa da Cultura Açoriana (Açor), o maior evento folclórico de Santa Catarina. Penha vai sediar, de 22 a 24 de novembro, a 26ª edição da festa.

Chico e Alcyr foram orientados pelo diretor de cultura de Penha, Eduardo Bajara, que os levou também para conhecer o parque municipal de eventos e a Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha, locais onde haverá atividades da festa, e também o Porto Penha, onde será feito o lançamento da Festa, no dia 30 de outubro.

A programação da 26º Açor será anunciada no coquetel de lançamento da festa, marcado para dia 30, no Porto Penha. A atividade será paralela à entrega do Troféu Açorianidade, o maior prêmio cultural catarinense. Entre os 12 premiados, dois são de de Penha: o escritor e historiador Cláudio Bersi de Souza e o grupo folclórico Foliões do Divino Espírito Santo.