Escola da Olaria realização simulação de evacuação do edifício em caso de incêndio

Garantir a segurança de estudantes e professores. Com esse objetivo, a Defesa Civil de Santa Catarina está promovendo uma série de treinamentos para preparar as escolas para eventualidades como incêndios e outros problemas que possam exigir a rápida evacuação de edifícios públicos e a mobilização do corpo escolar para garantir a segurança de todos.

A ação está acontecendo em todos os municípios da região da Amfri, onde foi escolhido uma “escola-piloto” em cada cidade para experimentar como se darão esses treinamentos. “Em Penha foi escolhida a escola Antônio João Pinto, na Olaria, numa parceria com a direção da escola e secretaria de educação”, explica a coordenadora da defesa civil de Penha, Edinea Correa. No próximo dia 13 de novembro acontecerá uma simulação completa, com a presença da guarnição dos bombeiros e outras autoridades.

Como parte destes exercícios, foi realizado, na última quinta-feira, dia 11, um ensaio, sob orientação do professor Wagner Luiz de Menezes e apoio da equipe dos profissionais de educação na escola da Olaria, com o treinamento dos alunos e professores numa simulação de evacuação do edifício.

Cerca de 204 pessoas participaram da atividade, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militares, realizando a evacuação do prédio em 27,3 segundos, tempo mais que suficiente para segurança em casos de emergência.

Para ensinar os alunos e professores como proceder em relação às pessoas num caso de incêndio, foram utilizados coletes de diferentes cores, identificando cada grupo na escola. Os coletes vermelhos identificavam os alunos com necessidades especiais; os verdes os alunos dos anos iniciais; os laranjas os alunos dos anos finais; e os azuis os guias que auxiliavam na evacuação.

https://www.facebook.com/KNNPicarras/