Morador do Morro do Cred afirma que comunidade foi esquecida pela prefeitura de Penha

Falta de manutenção em ruas e falta de energia elétrica e água encanada são os principais problemas (Foto: Divulgação)

Ruas sem calçadas ou pavimentação. Em dias de sol, um poeirão; em dias de chuva, um chão escorregadio que impede um trânsito seguro. Essa é a realidade do loteamento Jardim dos Navegantes, o popular Morro do Cred, no Bairro Santa Lídia. Quem reclama da situação é o morador e administrador de empresas João Carlos, 37 anos, que alega que a prefeitura nunca fez manutenção nas ruas da comunidade.

Além da falta de conservação das ruas do morro, o morador alerta para outros problemas: “Não tem água encanada e nem rede elétrica. Eu tenho um terreno aqui desde o ano passado, com escritura e IPTU em dia. Este loteamento é da década de 1980 e desde então nada foi feito aqui”, afirmou João.

Área sob investigação

A 2ª Promotoria de Justiça de Balneário Piçarras investiga a comercialização ilegal de terrenos no Morro do Cred. O promotor Luiz Felipe de Oliveira Czesnat trata o caso como invasão de propriedade. Segundo ele, o local tem área verde e vem sendo invadido há mais de 30 anos.

Em outubro de 2017, quando a prefeitura fez um cadastro do moradores a pedido do MP, o promotor Luiz Felipe afirmou que a culpa da invasão é do Poder Público. “Além de área verde, há terrenos particulares lá que foram invadidos. Ou seja, desde os anos 80 que não se recolhe IPTU daquela região. O correto é a retirada dessas pessoas de lá. É uma forma traumática de lidar com a situação, mas é algo que a prefeitura terá que lidar”, afirmou Luiz Felipe.

Prefeitura de mãos atadas

O caso do Morro do Cred está na justiça e até que uma decisão seja tomada, a prefeitura informou que não pode fazer muita coisa. “A região é de invasão e a prefeitura não pode investir em infraestrutura nenhuma. Fizemos o cadastro do pessoal, mas estamos impedidos de levar água e luz”, afirmou Eduardo Bueno, assessor do prefeito Aquiles da Costa (MDB).



3 Replies to “Morador do Morro do Cred afirma que comunidade foi esquecida pela prefeitura de Penha”

  1. Boa Tarde
    Corrigindo a afirmação da prefeitura quando cita que não é recolhido IPTU.
    Eu pago o IPTU do meu terreno naquela localidade. O problema que desorganização é tanta que ano passado a prefeitura destruiu minha residência “achando” que estava em área de preservação.
    Depois que apresentei a escritura do terreno é que foram lá fazer o credenciamento dos moradores.
    E até hoje estou esperando uma resposta do município.

  2. Gostaria de saber que tem um beco aí no lado de créd até aqueles que são da quelá rua vão sair também ou aquele já tem um pouco mais de esperança. Obrigado

Comments are closed.