Arquiteto de Penha apresenta na Câmara projeto inovador na área da educação

O morador de Penha e arquiteto Gabriel Volpi apresentou, durante a última sessão da Câmara de Vereadores, um projeto piloto intitulado ARQINOVAESCOLA, desenvolvido por ele em escolas municipais.

Volpi iniciou o trabalho de forma voluntária no ano passado, promovendo o projeto na Escola Básica Municipal Rubens João de Souza e também na Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis. “Nós iniciamos o projeto identificando as necessidades que a escola tem e realizamos oficinas e palestras. A partir daí os próprios alunos propuseram ações para melhorar a escola. Ações que foram apresentadas em um intercâmbio promovido entre as escolas, de onde surgiram 38 propostas inovadoras, desenvolvidas pelos 150 alunos que participaram do projeto”, explica o arquiteto.

Inclusão

Entre os temas trabalhados, o ARQINOVAESCOLA promoveu debates sobre inclusão social, liberdade de expressão, educação e sustentabilidade – que foram postos em prática através de um mutirão realizado na Escola Rubens João de Souza. Com o apoio da comunidade, o projeto conseguiu tijolos, tinta, mudas de árvore etc. Alunos, professores, pais e membros da comunidade, de forma voluntária, deram início ao trabalho que melhorou significativamente a estrutura da escola.