Jogos Escolares de Penha começam nesta quinta-feira, 14

Todos os anos centenas de estudantes, professores, pais e comunidade escolar em geral se mobilizam para viver as emoções de uma competição que já se transformou numa das maiores tradições esportivas do município: Os Jogos Escolares de Penha (JEP), que chega na sua 23ª edição, com mais modalidades e participantes.

“É um momento especial para as escolas, porque existe o título de campeão geral que é da escola, o que motiva cada comunidade escolar, unindo pais, alunos e professores na torcida”, explica a secretária de educação de Penha, Suselli Anacleto Batista, que junto com a FME (Fundação Municipal de Esportes) organiza a competição. “O esporte é um elemento de integração social muito forte, e por isso mesmo valorizamos muito sua promoção”, disse.

A competição começa nesta quinta-feira, dia 14, com solenidade no Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza no centro do município, a partir das 19 horas. Além da fanfarra municipal, haverá apresentações demonstrativas de vários alunos do projeto contra-turno e será acesa a pira olímpica. “Será um espetáculo muito bonito que nossos estudantes querem apresentar para toda a comunidade. Convidamos todos os familiares para se fazerem presentes nesse momento especial que é a abertura de mais um JEP”, convida o prefeito de Penha Aquiles da Costa.

Como no ano passado, a competição terá três etapas. A primeira, disputada neste mês será o sub-11. Em agosto acontecerá a etapa sub-13, e em outubro o sub-15. Cada modalidade terá sua própria premiação de primeiro ao terceiro lugar, assim como cada etapa terá premiação para as escolas melhores classificadas de primeiro a terceiro lugar.

Essa competição terá como novidades a inclusão das modalidades de basquetebol e judô na disputa. “Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito no projeto contra-turno, onde já há a formação de jovens atletas prontos para disputar competições”, explica o superintendente da FME, Carlos César de Souza.

Os jogos da etapa sub-11 começam na sexta-feira, 15, com as competições de atletismo feminino no período da manhã e masculino no período da tarde, no campo do Beira-Mar, em Armação. Na segunda-feira, dia 18, acontecem os jogos de queimada, com feminino pela manhã, e masculino pela tarde, com partidas no ginásio municipal de esporte e na escola estadual Edith Prates de Andrade, na Santa Lídia.

Terça-feira, dia 19, será a vez do futsal, com jogos no ginásio municipal e no SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O basquete estréia na quarta-feira, com jogos na quadra poliesportiva vereador José Lídio da Costa, na escola Rubens João de Souza. O xadrez será na quinta-feira, com jogos no Ginásio Municipal. O judô será na tarde de sexta-feira, dia 22, no C.T. Régis Judô e Ginásio Municipal. As finais de queimada, futsal e basquetebol serão na semana seguinte