Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada

Quem ainda não se imunizou contra a gripe influenza terá uma nova chance para tomar a vacina. “Atendidos primeiro os grupos prioritários, o ministério da saúde permitiu agora ampliar o atendimento também para as crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos”, explica a enfermeira da saúde epidemiológica, Jaine Spricigo. Os grupos prioritários como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérpera, professores, idosos a partir dos 60 anos e profissionais da área de saúde continuarão sendo atendidos.

Essa nova etapa da campanha de vacinação não tem data para acabar, no entanto a quantidade de vacina restante disponível é cerca de 500 unidades. “Isso é o que sobrou da quantia calculada pelo Ministério da Saúde para um município do tamanho de Penha visando atender o público-alvo”, esclareceu a secretária de saúde de Penha Regiane Basso.

A vacina está disponível nos postos de saúde de todos os bairros, e para recebe-la, os moradores devem apresentar sua carteira de vacinação e cartão SUS. Crianças devem estar acompanhadas dos pais. No posto de saúde central só haverá vacina para adultos pelos próximos 15 dias, por questão de contratação e treinamento de uma nova profissional no setor.