Feira de Ciências do Manoel Henrique de Assis completa uma década de ideias inovadoras

Projetos de alunos passarão por banca de avaliação antes de chegar à feira (Foto: Raffael do Prado)

O projeto das estudantes Andressa Lacava, 17 anos, e Rebeca Brehm, 17, é sobre os efeitos do álcool em nosso organismo. Elas vão apresentar as consequências sociais e psicológicas que o vício no álcool pode provocar nos adolescentes. A aluna Ágata Mafra, 17, preparou uma apresentação sobre os efeitos da depressão no cérebro humano; ela vai mostrar quais são os pontos afetados pela doença.

O lixo espacial é tema do projeto do estudante Juliano Burgel Franke, também de 17 anos. Todas essas apresentações farão parte da 10ª Feira de Ciências do Manoel Henrique de Assis, colégio estadual de Penha. A mostra é organizada pelo professor Max Lucas e ocorrerá no próximo dia 28 de junho, no ginásio de esportes da escola, localizada no Centro de Penha.

Para que os projetos cheguem à feira é preciso passar por uma primeira etapa, em sala de aula, quando os alunos farão uma apresentação da ideia para uma banca formada por professores das áreas envolvidas: matemática, biologia, física, química e geografia. “Serão selecionados 50 projetos para a feira de ciências”, adianta o professor.

Os alunos do ensino médio poderão escolher uma das cinco disciplinas acima para a concepção do projeto. Já os estudantes do ensino fundamental terão três disciplinas como base para os trabalhos: ciências, matemática e geografia.

A Feira

Os 50 projetos selecionados pela banca farão parte da exposição no dia 28, das 8h30min às 14h30min e das 13h30min às 16h, no ginásio da escola. A feira será aberta à comunidade e vai receber a visita de alunos de escolas municipais de Penha.

Uma novidade para este ano é a apresentação de peças no Museu Oceanográfico da Univali. “Teremos aqui na escola itens do acervo do museu, como forma de estimular os estudantes”, explica Max.

Em 10 anos de feira, mais de 5 mil estudantes estiveram envolvidos na criação de projetos e ideias inovadoras. Este ano, são 800 alunos participando da feira. “Temos alunos que já estão desde o começo do ano envolvidos com ideias diferentes para a feira. Este ano vamos selecionar 20 projetos do Ensino Médio Inovador, que é o nosso período integral”, diz.

Prêmios

Os três projetos que receberem mais votos no dia da feira serão contemplados com diferentes premiações, como medalhas, rodízios de pizza, camisetas, cursos de capacitação e passaportes para o Parque Beto Carrero World.



One Reply to “Feira de Ciências do Manoel Henrique de Assis completa uma década de ideias inovadoras”

Comments are closed.