Assistência Social de Penha promove ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Semana Nacional de Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes também acontece em Penha. As atividades estão sendo organizadas pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As ações começaram nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha de conscientização deste ano se chama “Dê Voz a Quem não tem”, e o objetivo é estimular que cidadãos denunciem quando notarem indícios de abuso e violência sexual contra menores de idade.

“A denúncia pode ser feita anonimamente ao Conselho Tutelar da cidade”, informa o Secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello. Uma panfletagem no centro de Penha foi feita pela manhã, e o material informativo também foi deixado em cada órgão público.

Ações

Além de conscientizar a população adulta, a campanha também visa conscientizar as próprias crianças e adolescentes a se defenderem. “Esse assunto é bem delicado de se tratar, e muitas das vítimas têm vergonha de denunciar. Mas esse é um tabu que precisa ser enfrentado, precisamos dar dispositivos para os jovens perceberem quando há índicios que alguém possa molestá-los”, acredita Sérgio de Mello.

Na sexta-feira, os próprios alunos da escola estadual Manoel Henrique de Assis, do período da manhã, após orientações e conversas com os técnicos da secretaria de assistência social, psicólogos e assistentes sociais, elaboraram cartazes e fizeram uma apresentação sobre o tema no palco montado em frente à prefeitura.

As atividades continuam na próxima semana, com apresentação teatral lúdica do grupo teatral “Reminiscências”, que acontecerá nos dias 25, sexta-feira, e 28, na segunda. Serão quatro apresentações para os estudantes do quinto ao nono ano das escolas de Penha, que acontecerão na sede da AMAE – Associação de Moradores de Armação, na Rua Abílio de Souza.

Os estudantes serão transportados por ônibus até o local. Além da peça teatral que tem por objetivo conscientizar e alertar os jovens sobre a violência e o abuso sexual, haverá conversa com eles antes e depois, conduzida pelos técnicos da secretaria de assistência social.