Sua empresa é um castelo de areia?

Outro dia observava meu filho e um amigo construindo um grande castelo de areia na praia. O mar os pareceu distante e eles foram aumentando a construção.  Construindo “muralhas” acreditando que impediriam a chegada da água. A água vinha mansa e levava um pouco da construção; eles se movimentavam rapidamente e reerguiam. E assim seguiram.

Porém, por um momento – como o mar estava tranquilo – eles se distraíram e levaram um susto quando uma onda levou boa parte do castelo. Como você deve imaginar, esbravejaram, balançavam as mãos como quem não acreditava.  Como pode? Estava não calmo!

Quero compartilhar com vocês duas reflexões desta brincadeira, mas que podemos levar para nossos negócios:

  • Quantas empresas quando estão em mar calmo e vão deixando as pequenas situações sem resolução, os pequenos problemas de lado e depois se pegam surpresos. E vem aquela consideração: Não sei como isso foi acontecer! Estava tudo bem , tudo certo. A crise e os acontecimentos não vêm de uma hora para outra, eles vão acontecendo e num geral são a soma de muitos fatores.
  • Muitas pessoas iniciam negócios com pouco ou nenhum planejamento – seja pelo calor do momento e a emoção em abrir um negócio ou por outros fatores. Mas a questão é: Você já viu uma construção sem um bom fundamento? O que acontece? Um Plano de Negócios , assim como um bom fundamento, se tornam essenciais para um crescimento que se sustente com o passar dos anos.

Os ventos e as tempestades virão, mas quem tem uma base solidas e um Plano de Ações adequado, se mantém e consegue crescer mesmo em condições desfavoráveis. E a melhor parte da vida: VOCÊ PODE COMEÇAR A MUDANÇA AGORA!

Independente do tempo de empresa faça um Plano de Negócios. Hoje temos ferramentas que são práticas e colaborativas: seus sócios e colaboradores podem te ajudar nessa jornada.

E vão te dar uma visão mais clara do seu negócio. Olhando para o dentro do seu negócio, você passa a ter mais clareza das escolhas que precisam ser feitas para alcançar os objetivos que você deseja.

Espero ter contribuído com a sua jornada. Nos vemos na próxima semana! Você quer contribuir com temas e assuntos do seu interesse? Escreva-me no Facebook: Muri Rocha ou através do e-mail falecom@murirocha.com.br