Levantamento da prefeitura aponta R$ 6 milhões em prejuízos causados pela chuva de quarta-feira

Sistema de drenagem, macadamização, asfalto, lajota, reconstrução de pontes… foram muitos os prejuízos em Penha em decorrência da forte chuva que caiu na cidade na noite da última quarta-feira (10). Um levantamento inicial da prefeitura aponta estragos na casa dos R$ 6 milhões. Segundo Eduardo Bueno, assessor de gabinete do prefeito Aquiles da Costa (PMDB), o valor deve aumentar. “Esse valor é prévio, mas deve girar em torno disso. Foi feio o negócio agora”, comentou.

Quatro anos depois

No dia 10 de janeiro de 2014, uma forte chuva caiu na cidade, desabrigando mais de 300 famílias. Na época, como agora, também foi decretado estado de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, a chuva deste ano, 2018, foi mais intensa do que há quatro ano. Dessa vez, em torno de 500 famílias tiveram que sair de casa devido à força do temporal. E cerca de 20 mil pessoas foram afetadas, direta ou indiretamente, pela enxurrada.

[adinserter block=”1″]

O morador Astério José Schmitz relatou à reportagem do Notícias de Penha o problema enfrentado por ele e por vizinhos da Rua José Rodrigues Vieira, no centro. “As fotos (abaixo) foram batidas quando já havia baixado 25 cm. Na hora da chuva foi um sufoco”.

Decreto de emergência

A cidade permanece em estado de emergência. Agora, para dar conta da reconstrução de pontes, estradas e morrarias, a prefeitura terá que captar dinheiro com rapidez. O decreto foi autorizado pela Defesa Civil do estado.