Aquiles e Evandro antecipam a disputa eleitoral de 2020

Round 1

Estamos a exatos 1047 dias da próxima disputa eleitoral. O dia 4 de outubro de 2020, contudo, está distante apenas no calendário. Da quinta-feira da semana passada para cá, Penha vem vivendo dias de campanha eleitoral; gente se xingando nas ruas e nas redes sociais. Em pauta: a tal dívida de R$ 51,5 milhões que a prefeitura tem com o INSS. De um lado, o governo municipal tentando jogar mais uma pá de cal na antiga gestão; no outro lado do ringue, a tucanada tentando desconstruir o discurso peemedebista.

Round 2

O time do atual prefeito, Aquiles da Costa (PMDB), acha que ganhou a disputa; o time do ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PMDB), também se acha vitorioso na guerra de discursos. Quem perde, como sempre, é o povo, que sua diariamente para pagar impostos e viver decentemente enquanto as nossas ‘excelentíssimas excelências’ se engalfinham no jogo de palavras.

Round 3

Aquiles diz que é dívida; Evandro diz que não é dívida; Aquiles diz que a dívida pode atrapalhar na execução de obras; Evandro reitera que não é dívida e que o prefeito está procurando desculpas para “a sua incompetência”. Por fim, Aquiles disse que disse que não disse que disse. E Evandro desdisse que disse o que disse que não disse.

Round 4

Quinta-feira da semana passada, Aquiles reuniu a imprensa de Penha e região para apresentar um diagnóstico de arrepiar: a cidade está com um enorme abacaxi no colo. São dívidas e mais dívidas herdadas pela antiga gestão. Além dos 51,5 milhões de reais no INSS, Aquiles ainda terá que lidar com alguns penduricalhos, como os boletos “Casas Bahia” da Casan; em torno de 150 mil reais distribuídos em suaves 90 prestações.

Round 5

Coube à Rádio Pérola dar o maior espaço que Evandro teve na disputa de discursos, documentos, provas, perícias e afins. A entrevista à radialista Osmarina Santana durou quase duas horas. Passou do horário e avançou almoço adentro. Osmarina não cansou de dizer do quanto gostava de Evandro e do quanto estava decepcionada com Aquiles, para quem trabalhou arduamente na campanha!?

Round 6

A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook. E ali, na timeline da discórdia, atuais e ex-cargos comissionados da prefeitura começaram a se “acariciar”: um xingando de cada lado. Alguns, inclusive em horário de serviço (Alô, prefeito Aquiles. Fique esperto nos comissionados que passam mais tempo no Facebook do que trabalhando). Foi na timeline da transmissão ao vivo que ficou claro o que nos aguarda em 2020: uma disputa eleitoral ainda mais raivosa do que a de 2016.

Round 7

Eu iria escrever até o round 12, mas já tem sangue demais no ringue.