limpeza das praias

Prefeitura vai contratar empresa para fazer a limpeza das praias durante o verão e restante do ano

limpeza das praias
Cenas como esta são frequentes nas praias de Penha; a lixeira da imagem fica na Praia de Armação, na altura da Rua Pomerode (Foto: Leitor)

A partir de dezembro todas as 19 praias de Penha passarão a contar com o trabalho de limpeza e manutenção diários. O serviço, adianta a prefeitura, será estendido para o restante do ano, e englobará a limpeza das areias, com a retirada de entulhos e dejetos, e o permanente cuidado com as lixeiras ao longo dos 31 quilômetros de orla. Hoje, o que tem prevalecido são lixeiras transbordando e orlas tomadas de sujeira.  A licitação para a contratação de empresa para tocar o serviço ocorre no próximo dia 16; e custará cerca de R$ 2,1 milhões.

[adinserter block=”1″]

Um morador do Bairro Armação flagrou lixo espalhado na Praia de Armação, na altura da Rua Pomerode. Conforme as imagens encaminhadas à reportagem do Notícias de Penha, o lixo está acumulado em uma lixeira e ao longo de uma parte da faixa de areia. “Já faz um mês que está nessa situação”, reclama.

Não dá conta

A prefeitura reconhece a deficiência na limpeza. O governo alega que a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos não dá conta da ‘faxina’ nas praias. O problema, antecipa, deve ser resolvido nos próximos dias, com a contratação de uma empresa de zeladoria. O trabalho de limpeza ocorrerá em todo município, incluindo as praias nos roteiros.

“O município tem equipe de limpeza, que faz a manutenção das vias públicas e das praias. Mas como temos 31 quilômetros de orla, acaba acumulando. Por isso, o governo optou pela contratação de uma empresa de zeladoria”, explicou Eduardo Bueno, assessor do gabinete do prefeito Aquiles da Costa (PMDB).

[adinserter block=”1″]

O modelo que a prefeitura de Penha busca é aplicado em alguns municípios da região, como Bombinhas. Lá, as praias passam por limpeza diária, na areia e na orla, durante os meses de maior movimento, na temporada de verão. Um dos equipamentos usados em Bombinhas é a chamada máquina Saneadora. O mecanismo atua como um aspirador de pó na areia, recolhendo sujeiras pequenas que não foram retirados com vassouras e rastelos.