Entidades do Poder Público se reúnem hoje, às 14h na Câmara, para novamente debater a situação do Morro do Cred

Nas últimas três semanas, equipes da Secretaria de Assistência Social da prefeitura fizeram o cadastramento das famílias que vivem no morro (Foto: Raffael do Prado)

Entidades do Poder Público promovem hoje, às portas fechadas, um segundo encontro para tratar sobre a ocupação do loteamento Nossa Senhora dos Navegantes, o popular Morro do Cred, no Bairro Santa Lídia. A reunião será às 14h, na Câmara de Vereadores, no Centro de Penha. São esperados representantes da prefeitura, Celesc, Fatma, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, além dos vereadores.

[adinserter block=”1″]

Nas duas últimas três semanas, a Secretaria de Assistência Social de Penha fez um levantamento sobre a situação dos moradores do Morro do Cred; principalmente nas áreas consideradas como de invasão. São espaços onde não há energia elétrica legalizada (somente ‘gatos’) e ligações improvisadas de água. Os dados, conforme a prefeitura, são importantes para identificar as necessidades daquela população, que há mais de uma década vive de forma improvisada, sem qualquer assistência do poder público.

Invasões

A reportagem do Notícias de Penha esteve no Morro do Cred no começo do mês. Além da falta de questões básicas como água, luz e ruas decentes, o cadastro busca frear novas ocupações; a maior parte do morro foi invadida, segundo informações do Ministério Público de Balneário Piçarras. Alguns moradores ouvidos pela reportagem garantem que são donos dos pedaços de chão onde hoje vivem. Porém, no entendimento do MP, grande parte da documentação de posse dos terrenos não tem validade. E, por isso, pretende avaliar caso a caso.