hortas comunitárias

Prefeitura implanta hortas comunitárias em escolas municipais de Penha

Promover alimentação saudável, economizar recursos públicos e ensinar jovens a cultivarem hortaliças. Esse é o objetivo do programa de hortas comunitárias que está sendo implementado pela prefeitura de Penha. A iniciativa é da Secretaria de Pesca e Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.

Pelo menos 15 quinze escolas aderiram ao programa; um espaço na unidade escolar é reservado para o cultivo da horta, que é preparada sob a supervisão da Secretaria de Pesca e Agricultura. Depois fica aos cuidados dos alunos, auxiliados pelos professores.

[adinserter block=”1″]

“A gente faz a limpeza do terreno, preparo do solo e o plantio, e dá todas as dicas de manutenção para os estudantes”, explica o coordenador de Agricultura, José Simoni de Almeida Borges.

Hortas comunitárias

As hortas produzem alimentos como repolho, beterraba, alface, cenoura e abobrinha, além de outras verduras e hortaliças específicas da escolha de cada escola.

“É um programa muito importante. Garante uma alimentação de qualidade para os estudantes, sem agrotóxicos, de baixo custo para o município e ao mesmo tempo é uma ação educadora”, avaliou o Secretário de Pesca e Agricultura de Penha, Fabiano Nunes, o Branco.