ligação de fossa

Morador fará ligação de fossa por conta própria após três meses aguardando que prefeitura execute serviço

Anderson improvisou uma clava; “Ninguém vai me impedir de fazer essa ligação aqui”, afirmou (Foto: Raffael do Prado)

“Olha, vou te dizer uma coisa: eu cansei de esperar e ser feito de trouxa”. O desabafo é do marinheiro Anderson Bento de Souza Gonçalves, 40 anos. Ele mora na casa 1557 da Rua Júlia da Costa Flores, no Bairro Gravatá, e aguarda desde julho que a Secretaria de Serviços Urbanos faça a ligação da fossa da casa na rede pluvial da via.

Antes de procurar a prefeitura, Anderson fez o dever de casa: instalou a fossa e o filtro. O primeiro contato com a Obras foi em julho; depois, o morador foi outras quatro vezes pedir que o serviço fosse executado. “Já que não querem fazer, eu vou cortar a estrada”, avisou, empunhando um pedaço de pau com pregos na ponta, que ele disse ter preparado por precaução. “Caso alguém venha aqui me impedir”, explicou.

[adinserter block=”1″]

Vídeo na internet

O caso ganhou repercussão no Facebook depois de um vídeo que Anderson postou na rede social. Nas imagens, ele aparece com um martelo quebrando o asfalto rente à calçada da casa onde vive com a esposa e os filhos. No vídeo (veja abaixo), o morador reclama da prefeitura e avisa que vai quebrar a rua para garantir a ligação da fossa. “Estou há três meses esperando. Se a minha fossa encher o que eu faço? O certo seria despejar alguns baldes de esgoto lá na prefeitura”, disse.

Na quarta ele começou a empreitada. Hoje, passou uma maquita no asfalto e marcou a área que será retirada. A ferramenta acabou queimando durante o serviço. Anderson pegou uma maquita emprestada e prevê que amanhã (sexta-feira) um dos trechos da rua será interditado. “Eu não vou fazer tudo de uma vez para não trancar a rua. Vou começar do lado da minha casa, depois vou para a outra margem da rua”, avisou.

Ligação de fossa

Anderson foi a primeira vez à prefeitura por volta do dia 24 de julho. Lá, foi informado que em um mês teria a tão sonhada ligação da fossa. “Eu voltei lá para cobrar, mas numa boa”. Aí, deram uma nova data: 25 de agosto, às 14h30min. No dia e hora marcados, nem sinal da máquina da prefeitura.

O morador procurou a ajuda de dois vereadores: Luizinho Américo (PSDB) e Maurício Brockveld (Pros). “Eles me explicaram o que eu deveria fazer e cobraram lá da prefeitura. Mas não adiantou”, afirmou Anderson. Procurados, Luizinho e Maurício disseram a mesma coisa: não podem fazer nada, já que os serviços municipais cabem exclusivamente à prefeitura.

[adinserter block=”1″]

O outro lado

Eduardo Bueno, assessor do prefeito Aquiles da Costa (PMDB), disse que a ligação do esgoto da casa do Anderson está no cronograma da Secretaria de Serviços Urbanos. Contudo, Eduardo explica que a demanda no município é muito grande. “O secretário João [Batista Porto] vai conversar com o prefeito para montar uma equipe só para ligação de esgoto. Hoje, não há maquinário e nem mão de obra suficiente”. O problema do morador Anderson, segundo o assessor, deve ser resolvido na segunda-feira.