psicologos

Luizinho revela preocupação com poucos psicólogos para atender grande demanda de pacientes

O vereador Luizinho (PSDB) requereu à prefeitura de Penha informações sobre a possibilidade de ampliação de psicólogos na rede municipal de saúde. Segundo ele, há um número baixo de profissionais em comparação com a demanda existente na cidade; principalmente entre crianças e adolescentes.

“Temos uma demanda de 100 crianças na lista e apenas três profissionais contratadas para trabalharem 20 horas semanais. Há também demanda dos adultos, fazendo com que este número acabe se duplicando”, reforçou o vereador.

[adinserter block=”1″]

 

Além da demanda natural, os três psicólogos recebem encaminhamentos de escolas, serviços de saúde, conselho tutelar, Creas e Cras. “São problemas que se não tratados com agilidade agravam as condições de vida das pessoas. Podendo levar a outras questões ainda mais complexas”, complementou.

Prioridades

Profissionais ouvidos pelo vereador disseram que buscam dar prioridade ao atendimento de casos considerados dentro da zona de risco: ideação suicida, abusos e violência. Atualmente, a maiores demandas infantis e adolescentes são dificuldades escolares, comportamentais, abuso e drogadição. Já entre os adultos, a depressão e ansiedade lideram o ranking.

O que diz a prefeitura

A prefeitura informou que há cinco psicólogos atendendo no município: três na rede pública municipal de saúde e dois pela assistência social; sendo um no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outro no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello, afirmou a cidade está dentro do número estimado de profissionais de psicologia. Também atendem na rede pública municipal de saúde um psiquiatra e um estagiário de psicologia.

[adinserter block=”1″]

 

“Já solicitamos solicitou a abertura de processo seletivo para contratar mais um profissional (psicólogo) para trabalhar na rede”, disse a secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas.

Conforme a prefeitura, a Secretaria de Educação também pretende criar a função de psicólogo na rede municipal de ensino. A intenção é acompanhar crianças e adolescentes.