Os encantos do Vietnã, um país que sobreviveu à guerra e hoje tem no turismo uma fonte de renda

Esta semana começamos uma série especial em nossa coluna; vamos falar sobre curiosidades e dar dicas de cada país que visitamos. Começaremos com um país nem tão comum, principalmente para turistas brasileiros; mas nos impressionou muito com sua estrutura, organização, receptividade e segurança para turistas: o Vietnã.

Quando alguém fala o nome Vietnã, qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça? Guerra? Filme do Rambo? Ou aquela música dos Engenheiros do Havaí em que fala sobre lutar com os vietcongs?  Bom, para nós era exatamente isso que vinha à cabeça, mas mudamos totalmente nosso conceito desde o primeiro minuto em que pisamos nesse lugar maravilhoso. Confira um pouco dos encantos do Vietnã e de algumas cidades e localidades do país.

Ho Chi Minh

Começamos nossa viagem pelo Sul do país, na cidade de Ho Chi Minh. Ela leva o mesmo nome do herói vietnamita que liderou as tropas do país contra o exército americano durante a Guerra do Vietnã. A cidade de Ho Chi Minh é uma das mais importantes e movimentadas do país. É o centro financeiro do Vietnã. Visitamos alguns pontos turísticos que são famosos na região.

A movimentada Ho Chi Minh, uma das mais importantes cidades do país (Foto: @wmiguel)
Mekong Delta

O Mercado Flutuante, um passeio que mostra muito da realidade vietnamita. O mercado consiste em vários barcos que se alinham ao longo dos canais e vendem uma grande variedade de produtos; como frutas, verduras, artesanatos e doces locais, entre outros.

Fábrica Artesanal de Papel de Arroz

O papel de arroz é muito utilizado na culinária vietnamita e asiática. O papel de arroz produzido nessa região é exportado para vários países.

[adinserter block=”1″]

 

Fábrica Artesanal de Doces

Fábrica de doces feitos com arroz, côco e amendoim. Nessa fábrica, também havia alguns destilados feitos a partir do arroz.

Cu Chi Tunnels

Este local é um museu a céu aberto. Apresenta os famosos túneis utilizados pelos vietcongs durante a guerra, para vencer o exército americano. Lá, você pode ter a experiência e observar as armadilhas utilizadas na época. Ver como eram as roupas e armas dos vietnamitas; e se você quiser, pode pagar e atirar com diversos tipos de armas de fogo, como AK-47, metralhadora, entre outras.

Percorremos os túneis que ajudaram os vietcongs a vencerem a guerra com os Estados Unidos (Foto: @wmiguel)
Da Nang

Visitamos as ruínas do Templo Mi Son. Este é o mais importante sítio arqueológico do reino de Champa e é Património da Humanidade reconhecido pela Unesco. Lá, foram sepultados os reis da dinastia Cham, que dominaram o Vietnã central nos séculos II a XII. Infelizmente uma parte desse lugar foi bombardeada durante a guerra e está muito danificada. O governo está fazendo obras para revitalizar a área e restaurar os templos atingidos pelas bombas.

Cidade Antiga de Hoi An

Ruínas de Hoi An são abertas à visitação dos turistas; o local é um dos encantos do Vietnã (Foto: @wmiguel)

Cidade com ruas estreitas e casas muito antigas, algumas chegando a 200 anos. Andando pelas ruas da cidade você pode visitar algumas dessas casas. Nelas, os moradores levam a vida normalmente enquanto os turistas entram para ver as decorações e os costumes da população local.

[adinserter block=”1″]

 

Nos arredores da cidade é possível fazer uma passeio de bicicleta para conhecer o famoso cultivo de arroz da região e outras plantações. Aproveite o passeio para dar uma volta montado em um búfalo. Os agricultores utilizam búfalos nas fazendas. E eles são dóceis.

As plantações de arroz são parte fundamental da economia vietnamita (Foto: @viajandotododia)

Foi em Hoi An, em uma feira de rua, que experimentamos pela primeira vez o famoso gafanhoto no espeto. Você tem a opção de comer gafanhoto ou escorpião, depende de sua coragem e estômago.

Hanoi

É a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Uma cidade com muita história, cultura e motos por todo lado. Ótima para ser explorada a pé ao redor do “Old Quarter”. O bairro conta com mais de 40 ruas estreitas e com comércio vibrante. Você encontra de tudo lá: de casas de massagem a lojas de ferragens, restaurantes, souvenires, hostels etc.

Por lá visitamos o Templo da Literatura, Ópera de Hanoi, Museu da História Militar do Vietnã, Old Quarter, Catedral St-Joseph, Lago Hoan Kiem, Mausoléu de Ho Chi Minh, Torre da Tartaruga, Hỏa Lò ou “Hanoi Hilton”, Thang Long – teatro de fantoches na água e Mercado Noturno de Hanoi.

Os agricultores utilizam búfalos nas fazendas (Foto: @viajandotododia)

Fizemos também o famoso cruzeiro em embarcação de madeira por dois dias pelas fascinantes águas verdes de Halong Bay; além de um passeio de barco a remo pela cinematográfica Ninh Binh. Lugar que serviu de cenário para o mais recente filme  Kong – A Ilha da Caveira.

Passamos fantásticos 14 dias no Vietnã, mas mesmo assim não foi o suficiente para ver todas as belezas que esse lugar tem a oferecer ao turista. Ficamos apaixonados por esse país, que apesar de ter uma população com maioria de baixa renda, é extremamente feliz e receptivo ao turismo. A gente se sentiu seguro para andar pelas ruas; tanto de dia quanto à noite. Lugar de um povo unido, trabalhador que superou a guerra e agradece aos turistas por estarem visitando seu país.

[adinserter block=”1″]

 

Fizemos um grande resumo de nossa viagem, percorrendo alguns encantos do Vietnã, mas caso esteja planejando a sua ou tenha dúvidas para elaborar um roteiro para o Vietnã, entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em ajudar com mais dicas e detalhes sobre esse país incrível. Até semana que vem com dicas sobre a Ásia.

Colunas anteriores

 “As opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade do autor e não correspondem, necessariamente, à opinião do Notícias de Penha”