Polícia Civil faz busca e apreensão na Secretaria de Saúde e Pronto Atendimento de Balneário Piçarras

Em agosto, município já havia respondido à Polícia Civil informações sobre o caso (Foto: Divulgação)

Agentes da Polícia Civil de Balneário Piçarras realizaram uma busca e apreensão na manhã desta segunda-feira na Secretaria de Saúde e Pronto Atendimento. Segundo apurado pelo Notícias de Penha, a Civil investiga a ocorrência de crimes contra a administração pública, em especial peculato, falsidade ideológica e associação criminosa no âmbito.

Um inquérito foi instaurado após pedido do Ministério Público da Comarca. E a juíza Regina Aparecida Soares expediu para hoje a busca e apreensão.

[adinserter block=”1″]

 

As supostas fraudes ocorrem com o pagamento de gratificações indevidas a médicos do município que, de acordo as investigações, cumprem menos de 20 por cento da carga horária para a qual são contratados.

“Com isso, acabam gerando filas e precariedade, principalmente no atendimento de especialidades médicas”, disse um agente ouvido pela reportagem.

O que diz que a prefeitura

Por meio de assessoria de imprensa, a prefeitura de Balneário Piçarras informou que os documentos fazem referência, em especial, à carga horária, às planilhas de ponto e a prontuários de atendimento de médicos das Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento.

O município já respondeu em agosto deste ano a uma solicitação da Polícia Civil para a investigação e apuração de fatos referente ao mesmo tema. De acordo o procurador-geral de Balneário Piçarras, José Grava Neto, a atuação da Polícia Civil, faz parte do mesmo processo “Informamos em agosto a escala de trabalho dos médicos e demais dados solicitados, e, desta vez, fizeram uma nova solicitação, de mais informações e documentos”, explicou.

O Secretário de Saúde, Vinicio José Santos, acompanhou a ação e forneceu as informações solicitadas, que vão desde 2016 até agora.

“Estamos auxiliando toda a apuração policial. Do ano passado temos os dados impressos e, deste ano, através da informatização, já geramos os relatórios. É importante que o mérito da ação seja esclarecido”, exaltou.

Vinicio afirmou que no início do ano, a saúde implantou o ponto eletrônico em todas as unidades “Implantamos em janeiro o sistema de ponto eletrônico, que é atualizado em tempo real, sem possibilidade de alteração por parte de qualquer funcionário”.