baleia jubarte encalha na praia do poá

Baleia Jubarte encalha na Praia do Poá, em Penha; Univali recolheu amostras do animal para identificar causa da morte

Uma baleia jubarte fêmea jubarte apareceu morta na Praia do Poá, na última sexta-feira (22). Segundo Jeferson Dick, coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Univali, foram recolhidas amostras do animal para determinar a causa da morte.

“O primeiro procedimento é analisar o animal; recolher amostras do estômago para identificar se há lixo e também recolher amostras de DNA”, explicou o coordenador.

Destino

A destinação da carcaça da baleia é de responsabilidade da prefeitura. Por meio de assessoria de imprensa, a administração municipal informou que colocou o maquinário da Secretaria de Serviços Urbanos à disposição da Univali para a retirada do animal.

“A Univali tem que mandar um ofício solicitando. A prefeitura precisa desse ofício para remeter à Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) para onde já ligaram pedindo permissão para enterrar a carcaça na areia”, disse a assessoria.

Segundo a prefeitura, é impossível um caminhão entrar na praia do Poá no trecho onde a baleia jubarte encalhou. Por isso a carcaça deverá ser enterrada na areia. “A única máquina que entra por lá é uma escavadeira 4×4. Por isso a ideia da secretaria é usar esse maquinário para enterrar a carcaça na areia”, completou a assessoria da prefeitura.

[adinserter block=”1″]