ensino a distância

Prefeitura de Penha anuncia parceria com faculdade de ensino a distância

Ainda depende de autorização do Ministério da Educação (MEC) a instalação de um polo de educação a distância da Faculdade Educacional da Lapa (Fael) em Penha. A prefeitura anunciou no último dia 3 de agosto que estava articulando a instalação de um polo.

Segundo a assessoria da prefeitura, a vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB) vinha há três anos tentando convencer a direção da Fael a instalar uma unidade presencial na cidade. “Desde o ano passado, o prefeito Aquiles da Costa (PMDB) também vem conversando com a direção da instituição”, disse a assessoria.

A prefeitura garantiu que não vai desembolsar recursos públicos e nem oferecer garantias à Fael. “Não haverá ônus para o município, apenas benefícios. O prefeito articulou um acordo em que a cada 50 funcionários da prefeitura inscritos, um servidor terá 15% de desconto”.

Cadê o turismo?

A principal bandeira da campanha de Aquiles, no ano passado, foi o turismo: “vocacionar a cidade” é um mantra para o alcaide. No entanto, a Fael não oferece, nem na graduação e nem na pós-graduação, curso voltado para o turismo.

A prefeitura afirmou que já no ano passado o prefeito pediu a implantação dos cursos de turismo e serviço social. Disse também que a Fael teria encaminhado a abertura dessas modalidades de ensino ao MEC. “Penha será o primeiro polo da Fael que deverá disponibilizar justamente esses dois cursos – o que é de interesse também da instituição”, afirmou a prefeitura.

[adinserter block=”1″]

Avaliação do ensino a distância

Conforme informações do MEC, há 14 processos da Fael para reconhecimento de curso Ead. Nenhum deles envolve os cursos de turismo ou serviço social, como afirmou a prefeitura. O MEC informou que o credenciamento de polos e cursos depende de disponibilidade de imóvel. O local também precisa ser avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No release da prefeitura encaminhado à imprensa, a diretora da Fael, Neli Ferreira, informou negociava um imóvel na Avenida Eugênio Krause. “Sempre haverá professores disponíveis para os estudantes. Porque um dos diferenciais da Feal é ter uma estrutura completa das unidades de apoio presencial. Todas preparadas para atender às necessidades dos alunos”, explicou Neli.

Procurada, a direção da Fael ainda não respondeu às perguntas encaminhadas pela reportagem do Notícias de Penha.