Em Curitiba, vereadores buscam modelo de projeto para aplicar em Penha

Secretário de Defesa Social de Curitiba, Algacir Mikalowski (à direita), em reunião com vereadores de Penha, na capital paranaense

Os vereadores Italiano (PMDB), Joaquim da Costa (PP), Maurício “Lito” (PMDB) e Silas Antonietti (PSD) estiveram semana passada em Curitiba para conhecer alguns projetos da prefeitura de lá, entre eles o “Balada Segura”, iniciativa que derrubou em mais de 60% os índices de crimes em áreas com casas noturnas e bares na capital paranaense.

O secretário de Defesa Social de Curitiba, Algacir Mikalowski, delegado da Polícia Federal, explicou aos vereadores que parte do efetivo da guarda municipal foi realocada para áreas com mais incidência de crimes, como furto e roubo. “A mudança foi excelente por lá. Com os guardas nas ruas, nesses pontos de maior concentração, afugentou os criminosos”, apontou o vereador Silas, destacando que a ponte entre o secretário e os vereadores foi feita pelo morador Antonio de Souza Miranda Brasil Neto, o Seu Brasil. Ele é do Paraná e mora há alguns anos em Penha.

A intenção dos vereadores de Penha é organizar uma reunião entre os municípios de Penha, Balneário Piçarras e Navegantes para criar um centro de informações, principalmente sobre o trânsito. “Ele [secretário Algacir Mikalowski] se colocou à disposição para essa reunião. O foco é fomentar uma parceria com as prefeituras que queiram uma guarda municipal que auxilie no trânsito. Assim, ajuda a despressurizar a Polícia Militar, para que trabalhe efetivamente na segurança pública”, pontuou Silas.