Diretor da Águas de Penha afirma que cidade precisa captar água de Luis Alves

Solução para independência na captação de água é ligação com o Rio Luis Alves (Foto: Divulgação)

O diretor presidente da Águas de Penha, Ricardo Miranda, foi à Câmara de Vereadores ontem falar sobre a atuação da concessionária e os investimentos que serão realizados nos próximos anos.

Ricardo explicou que a cidade ainda depende de Balneário Piçarras para o abastecimento, e esclareceu que a população só não correrá mais risco de ficar sem água quando a cidade for totalmente independente em sua coleta e tratamento. Para chegar a esta independência, a solução é a captação do recurso hídrico no Rio Luis Alves com a implantação de 36 quilômetros de adutora. O local foi definido após estudos que confirmaram a vazão e a qualidade da água necessária para atender o município a curto, médio e longo prazo.

Outro ponto esclarecido foi a atualização do parque de hidrômetros. Desde que a concessionária assumiu os trabalhos na cidade, foram trocados cerca de 6 mil equipamentos, uma das ações necessárias à redução de perdas. A concessionária também intensificou a fiscalização em diferentes bairros de Penha, onde foram identificadas mais de 900 irregularidades, entre elas muitas ligações clandestinas. “Uma ligação clandestina, o popular gato, pode comprometer o abastecimento de toda uma rua”, explicou Miranda.