Desafio de carros na contramão da BR-101 é boato, afirma PRF

Você deve ter ouvido essa semana os áudios de WhatsApp em que três homens afirmam ter flagrado carros trafegando na contramão na BR-101 entre Itajaí e Barra Velha. Em uma das mensagens, um homem informa que se trata de um suposto desafio que começou há três anos no Estados Unidos e há três meses em São Paulo. O caso, como dito em um segundo áudio, teria chegado por essas bandas. Para fortalecer a “notícia”, ainda circulam dois vídeos que mostram carros trafegando na contramão. Só não se sabe quando os vídeos foram gravados. Um deles mostra um fusca trafegando na contramão em Balneário Piçarras.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina informou que não possui registro de ocorrências de condutores circulando pela contramão de forma voluntária, motivados pelo tal desafio. Segundo a assessoria de imprensa da PRF, há extremamente raros, de condutores embriagados que erram o cruzamento e acabam invadindo a pista contrária, geralmente nos fins de semana, durante a madrugada.

Conforme a assessoria, a central que atende o número de emergência 191 não recebeu nenhuma ligação relatando um condutor transitando na contramão, supostamente na BR-101, nos últimos dias.

“Se acontecem em Santa Catarina, acredito que se trata de um caso isolado, provavelmente mais algum embriagado. O problema maior que vejo é outro: dar importância exagerada a estes áudios sem dono, o que pode justamente motivar algum maluco a ter esse tipo de comportamento”, informou o comando da PRF por meio de assessoria de imprensa.