Ponte reconstruída e passagem liberada em Santa Lídia

Desde a tarde de quinta-feira (25) o trânsito voltou a ser liberado normalmente na Estrada Geral de Santa Lídia. O trajeto estava interrompido pela queda da ponte que passava por cima do ribeirão local.
Agora com uma nova ponte para substituir a antiga que cedeu, a população conseguiu não apenas de volta o acesso pela estrada, mas também uma estrutura melhor e mais segura. A nova ponte terá maior vazão da água, resistindo melhor a força da correnteza durante as grandes enxurradas e contribuindo para que sejam evitados alagamentos.
Enquanto a antiga ponte tinha apenas um espaço de 2,5 x 3,0 metros cúbicos para passar a água, a nova tem duas dessas estruturas, ou seja 5,0 x 3,0 metros de vazão. A nova ponte também terá mais segurança, com a instalação de um corrimão e passagens laterais para os pedestres, incluindo piso direcional tátil para deficientes visuais poderem se locomoverem sem ajuda. Ela também será mais elevada, com três metros de altura, levemente encurvada.
“Toda a estrutura da ponte foi edificada sob uma base de 40 centímetros de rachão”, adiciona o secretário de serviços urbanos, João Batista Porto.
“Com essa ponte devolvemos a mobilidade urbana para a Santa Lídia, mas também conseguimos trazer mais segurança para a população”, comemora o prefeito Aquiles da Costa. Ele adiantou ainda que vão ser implantados outros benefícios na ponte, como iluminação pública. A obra deverá ser oficialmente inaugurada dentro em breve.