Moradores de rua serão atendidos pela prefeitura

A Secretaria de Assistência Social de Penha fará o acompanhamento de 60 moradores de rua. “São pessoas em condições de extrema vulnerabilidade social”, disse o secretário de Assistência Social, Sérgio de Mello. Em uma primeira etapa, os moradores receberão atendimento de saúde imediato, com exames e tratamento.

Depois, eles serão encaminhados ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) onde receberão atendimento psicológico e serão incentivados a buscar melhorias nas suas condições de vida. “Coisas simples como tomar um banho, obter novas roupas usadas que vamos arrecadar através de doações, um corte de cabelo, que serão feitas também no Creas, fazem muita diferença para essas pessoas”, acredita o secretário.

Sérgio conta que pelo menos 16 moradores em situação de rua já foram encaminhados para suas cidades de origem pela secretaria: “Entramos em contato com suas famílias e os convencemos a voltar, pagando sua passagem”, descreveu.

Outra situação envolve moradores de rua dependentes químicos. “Estamos fazendo um convênio com o sítio Caminho Novo, em Balneário Piçarras, onde poderemos enviar as pessoas nessa situação que quiserem se recuperar”, completou Mello.