Confira os assuntos debatidos pelos vereadores na sessão de ontem

O programa Rede de Vizinhos completou um ano em Penha no mês de março e recebeu homenagem na Câmara
Confira o que as vereadoras e vereadores disseram na sessão de ontem à noite na Câmara. A ordem dos nomes obedece à ordem dos discursos.
Toninho (DEM)

Vereador informou que a Recicle iria começar a oferecer desconto a vista para o pagamento da taxa de lixo e também opções de parcelamento do carnê. “Tá na hora mesmo de tomar essa atitude. Estamos nessa luta há mais de três anos”.

Toninho disse que é preciso discutir a taxa dos pequenos comércios, que hoje pagam o mesmo que grandes estabelecimentos. “Eu não concordo com os absurdos que fazem com os comércios pequenos. Devagar estão vendo que é errado”

Juraci (PMDB)

A presidente da Câmara comentou sobre o Fórum da Mulher Parlamenta da União de Vereadores do Brasil (UVB), que aconteceu semana passada em Penha. Uma carta de compromissos foi elaborada no encontro e será entregue à Câmara dos Deputados, organismos internacionais e entidades que lutam pelos direitos das mulheres. “Quando a luta é justa e digna, ela acontece. Hoje estamos tomando posse de alguns avanços”.

Juraci leu um ofício do comandante da Polícia Militar de Penha, capitão Carlos Alberto Mafra Junior, sobre os resultados obtidos no primeiro ano de funcionamento do programa Rede de Vizinhos. A presidente ainda comentou que irá solicitar ao governo do estado o envio de 10 câmeras de monitoramento para cidade.

Joaquim (PP)

Pedi patrolamento da Rua João Anacleto. “Se a chuva não estiar ninguém mais passa lá”. O vereador ainda solicitou que a prefeitura disponibilize uma farmácia no PA 24 horas, ao lado do hospital. “A gente sabe que a situação está difícil, mas a população precisa disso”.

Luizinho (PSDB)

O vereador também comentou sobre o projeto Rede de Vizinhos e que está empenhado em conseguir mais câmeras de monitoramento para cidade, principalmente para Bairro Santa Lídia, que vem sofrendo com constantes assaltos. “Todo vereador aqui tem um deputado conhecido. Temos que nos unir para o bem da segurança da nossa cidade, sem politicagem, mas com políticas públicas”.

Luizinho também criticou o valor pago pela taxa de lixo. Afirmou que há casos na cidade em que os moradores pagam mais de lixo por ano do que de IPTU. “Precisamos rever esses valores. O serviço é relevante, mas as taxas exorbitantes”.

Juju (PSDB)

O vereador elogiou o trabalho da PM de Penha, que vem buscando trabalhar a prevenção dos crimes. Ele lembrou do flagrante ocorrido no dia 8 de janeiro no estacionamento do parque Beto Carrero, onde policiais militares prenderam três pessoas com cerca de meio milhão de reais em drogas. “Quantas vidas foram salvas só nessa apreensão?”

Juju criticou a atual administração por não repassar a reposição salarial aos servidores púbicos municipais. “Eu vou convidar o sindicato do trabalhadores para montar uma barraca na frente da prefeitura, como fizeram em anos anteriores. Foi promessa do prefeito Aquiles a reposição anual e isso é uma preocupação minha. Até quando vão culpar a gestão anterior?”

Regiane (PMDB)

A vereadora agradeceu ao Conselho Municipal de Segurança (Conseg) pelo programa Rede de Vizinhos, desenvolvido em parceria coma PM.

Regiane disse que também é servidora do município e que vai lutar pela reposição salarial dos funcionários públicos da prefeitura.

Ela ainda comentou sobre o Fórum da Mulher Parlamentar, que ocorreu em Penha pela primeira vez. “Bom para nós, mulheres”.

Italiano (PMDB)

Ele lembrou que a Rua Tiradentes foi a primeira a aderir ao Rede de Vizinhos quando o programa ainda se chamava Vizinhos em Alerta. Italiano informou que no próximo dia 31 será definida a nossa diretoria do Conseg de Penha.

O vereadora elogiou o prefeito Aquiles pela doação de um ônibus para a Apae do município e pelo compromisso de repassar, todos os meses, 10 mil reais para a entidade.

Mauricio Brockveld (PROS)

O vereador afirmou que está lutando para ampliar o programa Rede de Vizinhos no bairro dele, a Santa Lídia. Para ele, o projeto dá resultados. “Eu coloquei no meu grupo de moradores da rua onde moro um princípio de assalto. Um cara deu três tiros para o alto. Em sete minutos veio uma viatura de Navegantes e outra de Penha. Infelizmente Santa Lídia tem muitos acessos e os criminosos não foram encontrados”.

Maurício citou a projeto da moradora Aline Vicente, estudante de psicologia da Univali, que faz um trabalho social para melhorar a segurança do bairro.

Silas (PSD)

O vereador alertou para a falta de manutenção das valas, bocas de lobos e tubulações da cidade. “São quase duas semanas de chuvas e a prefeitura me informou que só daqui a 30 dias vai começar a fazer a limpeza”.

Silas lembrou que o município de Penha foi apontado como o terceiro melhor destino do Brasil pelo site Trivago. “É Penha, é Santa Catarina. Quantas cidade ficaram atrás de nós? Isso nos enche de orgulho. Espero que ano que vem seja melhor ainda”.

Isac (PR)

O líder do governo na Câmara destacou que a atual administração herdou muitas demandas da administração anterior. “Adquirimos meia tonelada de remédios estragados. Penha perdeu um milhão de reais do Fundeb por incompetência de pessoas da gestão anterior”.

Isac destacou que a prefeitura está licitando 12 mil tubos e que foi aberto um processo de licitação para a compra de remédios. Ele ainda destacou que a prefeitura está testando um caminhão de hidrojato para a limpeza de tubulações. “Pegamos o trem fora do trilho e o governo está colocando no lugar novamente”.