Programa “Rede de Vizinhos” completa um ano em Penha

CORREÇÃO: os dados referentes ao primeiro ano de funcionamento do Rede de Vizinhos são parte de uma indicação do vereador Maurício Brockveld (PROS), que será lida hoje na Câmara. A participação da PM deve ocorrer na sessão do dia 10 de abril, na Tribuna Cidadã.

O comando da Polícia Militar de Penha apresenta hoje, às 19h na Câmara de Vereadores, as estatísticas do primeiro ano de funcionamento do programa Rede de Vizinhos na cidade. Está confirmada a participação de 26 gestores dos grupos formados nas 57 ruas participantes da iniciativa.

Segundo dados da PM, 1.328 pessoas participam do projeto em Penha. Em uma pesquisa feita com 449 moradores integrantes do projeto mostrou que 40% já haviam sido vítima de algum crime antes da implantação do programa. Após o começo do Rede de Vizinhos, esse percentual diminuiu para 0,5%.

Caem casos de assassinatos

Em 2015, nove pessoas foram assassinadas em Penha. Em 2016, o corpo de uma vítima foi encontrado entre Penha e Navegantes e a estatística ficou aqui. Até agora, 2017  não registrou casos de homicídio. “Os dados de Penha estão na contramão dos de Santa Catarina”, apontou o comandante da PM de Penha, capitão Carlos Alberto Mafra Junior.