Professora leva educação musical a moradores da Santa Lídia

Projeto social que envolve música e psicologia tem aulas gratuitas no Bairro Santa Lídia

A designer industrial e professora de música Aline Vicente, 26 anos, desenvolve o projeto social PsicoMusicar no Bairro Santa Lídia desde o ano passado. O programa leva música e conhecimento para os moradores de maneira gratuita.

Estudante de psicologia da Univali, Aline é moradora do Bairro São Cristóvão e conta que a intenção do projeto é melhorar a vida das pessoas por meio da música. “A música é um estímulo fundamental que propicia conforto e bem estar”, afirma.

Flavia da Silva, 25, é uma das alunas de Aline. Ela diz que as aulas são dinâmicas e divertidas. “Conheci um instrumento maravilhoso [violão] e tenho momentos de aprendizado para compartilhar”.

A moradora Maria da Graça Marcelino, 60, revela que há mais de 30 anos tinha vontade de aprender a tocar violão. Comenta que já havia tentado, mas achou um pouco difícil. “Conheci a Aline através de uma amiga e me encantei com seu jeito de ensinar, com seu conhecimento sobre música e todo seu potencial e carisma”.

Confira abaixo a entrevista que Aline concedeu ao Notícias de Penha.

Notícias de Penha: O que é o projeto PsicoMusicar?

Aline Vicente – É um projeto social filantropo que oferece aulas gratuitas de violão, flauta doce e trompete. O objetivo é unir a música à psicologia, desenvolvendo de forma articulada aprendizagem instrumental. Inclui a psicologia no projeto em 2016, mas já venho desenvolvendo a questão musical desde 2011. O projeto surgiu porque muita gente da comunidade me procurava para dar aulas de violão, então tive a ideia de juntar todos em um só local. Hoje estou com 28 alunos e a cada semana novas pessoas me procuram. Comecei a fazer vídeos referentes às primeiras aulas, que são essenciais para a compreensão do aluno. Os que iniciam em turma intermediária conseguem se encaixar com o apoio das vídeo aulas. Eu também conto com o apoio de outros músicos para as aulas de instrumentos de sopro.

NP: Qualquer pessoa pode participar? Tem limite de idade? Qual a idade mínima pra começar?

Aline – A melhor idade considerada é a partir dos quatro anos, mas não é uma questão predominante, sabemos que em questões humanas tudo é possível.

NP: Quais os benefícios que a música pode oferecer na vida de alguém? A música tem o poder da cura?

Aline – A música é um estímulo fundamental para quem o pratica porque inibe a sensação de fadiga, dor e cansaço e traz um sentimento positivo de alegria e motivação, propiciando um sentimento de conforto e bem estar. Bom, em se tratando de cura, a música libera dopamina e causa uma sensação de bem estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas. É possível alcançar a cura através de processos científicos que envolvem a música como, por exemplo, a musicoterapia que tem enfoque em tratamentos de problemas somáticos, psíquicos e psicossomáticos. O PsicoMusicar desenvolve o processo de ensino e aprendizagem dentro destas dimensões dos conhecimentos psicológicos, auxiliando o aluno amplamente no desenvolvimento musical.

NP: Em quais bairros da cidade você oferece as aulas? São gratuitas ou é preciso pagar alguma coisa?

Aline – As aulas acontecem no Bairro de Santa Lídia todos aos sábado, das 18h às 19h. As aulas são gratuitas. Mais informações pelo telefone (47) 9 9151-2036.