O que disseram os vereadores e vereadoras na reunião de ontem

O vereador Isac da Costa (PR) não se arrepende das opiniões a favor do governo: “Não tenho medo. Política não é para frouxo” (Foto: Victor Miranda/CVP)

Confira o que as vereadoras e vereadores disseram na sessão de ontem à noite na Câmara. A ordem dos nomes obedece à ordem dos discursos.

Juju (PSDB)

O vereador falou sobre a necessidade de divulgar o nome de Penha nos materiais publicitários do parque Beto Carrero e também pediu maior empenho da prefeitura na divulgação da cidade. Juju citou um encontro que teve com um turista durante voo entre São Paulo e Navegantes. Segundo o vereador, o turista não sabia que o Beto Carrero ficava em Penha. “Falta esclarecimento. Peço aqui o apoio do CDL, da Acipen, da Ahorepe e da Secretaria de Turismo para divulgarmos melhor a nossa cidade. Penha 19 belas praias e uma excelente rede hoteleira”.

Luizinho (PSDB)

Ele agradeceu à retomada das atividades esportivas com os alunos da Apae, projeto da Fundação Municipal de Esportes. Luizinho também comentou sobre a viagem que ele e mais cinco vereadores fizeram a Brasília em busca de recursos e soluções para a cidade. “Deixei um ofício no Ministério da Educação pedindo que revisasse o censo escolar de Penha para que a cidade não perca dinheiro”, disse, referindo-se a uma suposta falha cometida ano passado no envio dos dados dos alunos da rede municipal de ensino.

Luizinho disse que foi à Secretaria de Pesca pedir atenção aos pescadores artesanais de Penha, que estão passando dificuldades em razão do defeso do camarão. Segundo o vereador, existe um estudo na Univali provando que a época do defeso deveria ser entre outubro e dezembro.

Silas (PSD)

O vereador falou sobre as indicações que apresentou na sessão e pediu atenção da prefeitura na manutenção da Rua Umbelino Alberto Lessa, na comunidade do Mariscal. “A rua é extensa e necessita de reparos. Peço à prefeitura que seja feita a limpeza das bocas de lobo para evitar que a água acumulada das chuvas entre nas casas dos moradores”.

Silas também anunciou que Penha vai receber R$ 300 mil por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Cesar Souza (PSD). O valor, segundo Silas, deverá ser investido pelo prefeito na área de infraestrutura. “Vou pedir ao prefeito para que a verba seja usada na pavimentação da Rua Pedro José Gomes”.

Italiano (PMDB)

O vereador revelou que o Parque Beto Carrero vai lançar um novo folder com informações mais completas sobre a cidade. “Eu vi o material e está excelente. Penha terá a divulgação que merece”.

Italiano também falou sobre a ida dele a Brasília. Segundo o vereador, Penha recebeu no final do ano passado cerca de 500 mil reais para o Creas e está confirmada a vinda de R$ 250 mil para a obra de revitalização da Rua Alfredo Bruneti, em Armação.

Regiane (PMDB)

A vereadora começou elogiando os secretários da prefeitura e disse novamente acreditar muito na nova administração de Penha. Regiane pediu que a prefeitura revisse o horário de entrada das crianças nas creches no período da tarde. Hoje, os menores só podem entrar depois da 13h30min. A vereadora pediu que o horário fosse antecipado para às 13h, conforme pedido de alguns pais.

Regiane também questionou sobre o fechamento de um dos acessos da Rua Francisco Machado, no Bairro Santa Lídia. A pedido dos moradores, o vereador Maurício Brockveld (PROS), apresentou a demanda à prefeitura, que se comprometeu em fechar o local para dar mais segurança, já que a via é uma conhecida rota de fuga de assaltantes.

Segundo Regiane, alguns moradores não gostaram da ideia e querem que a rua permanece com os dois acessos atuais: pela Transbeto (onde deve ser fechado) e pela Estrada Geral da Santa Lídia.

“Tem gente reclamando e querendo fazer abaixo-assinado. Não precisamos chegar a esse ponto. Não estou dizendo que seja contra o fechamento, mas precisamos ouvir mais as pessoas”

Mauricio (PROS)

O vereador contrapôs os argumentos de Regiane explicando que o fechamento da rua era um pedido de todos os moradores da Francisco Machado. “Não cabe aos vereadores fechar ou não fechar a rua. Isso é com a prefeitura”.

Maurício comentou sobre a viagem que fez a Brasília e destacou os encontros que teve com os deputados federais Marco Tebaldi (PSDB) e João Paulo Kleinübing (PSD). Segundo Maurício, os deputados se comprometeram em batalhar para levar a telefonia fixa para o Bairro São Cristóvão.

Isac (PR)

O líder do governo na Câmara criticou o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) pela perda de 130 mil reais para a compra de um trator. “Era só o ex-prefeito ter assinado um documento. Perdemos 130 mil por incompetência da gestão anterior”

Isac pediu atenção à divulgação do município, mas pontuou que Penha precisa melhorar a questão da balneabilidade das praias. Isac citou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) estava na cidade fazendo uma auditoria nas contas da concessionária Águas de Penha para saber como estão as obras do esgotamento sanitário.

O vereador falou sobre a intenção da prefeitura em revitalizar a Rua Alfredo Bruneti. “Hoje os turistas caminham pela lama para irem até o parque, além da rua ser muito perigosa”

Isac completou dizendo que acredita no atual governo e que não se arrepende dos posicionamentos dele na tribuna da Câmara. “Não tenho medo. Política não é para frouxo”.

Juraci (PMDB)

A presidente da Casa relembrou do caso das demissões dos professores ACTs, ocorridas em outubro do ano passado, após a eleição municipal. Ela e o então vereador Sérgio de Mello (PMDB), denunciaram o ex-prefeito Evandro ao Ministério Público porque, segundo lei eleitoral, funcionários público não podem ser demitidos em um período de três meses antes da eleição até três meses depois. Segundo ela, Evandro teria sido intimado a esclarecer os fatos ao MP. “Para quem achou que o caso não teria continuidade, está aí para todos verem”

Juraci também comentou sobre uma reunião que teve com a juíza Regina Aparecida Soares Ferreira, da Comarca de Balneário Piçarras. Ambas estão discutindo a criação da Procuradoria Municipal da Mulher.