Secretaria de Saúde monitora caso de meningite em Penha

Uma professora da creche Pingo de Gente, na Praia de Armação, foi diagnosticada com meningite. Ela começou a manifestar os sintomas sexta-feira à noite e está internada desde sábado, segundo informações da prefeitura.

“Foi feita a quimioprofilaxia [método para evitar a propagação da doença] nos contatos domiciliares da paciente durante o domingo e hoje de manhã com a turma da professora na creche”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Jaine Luci Spricigo.

O procedimento geralmente é feito somente nas pessoas que tiveram contato por mais de quatro horas diárias com a vítima infectada nos cinco dias anteriores à manifestação da doença.

A professora é monitora de 15 crianças na creche Pingo de Gente. “Já conversamos com os pais para fazerem a administração da medicação preventiva e ficarem atentos aos sintomas”, disse Jaine.

“Somente é considerado surto quando ocorre três casos de pacientes com meningite e que sejam do mesmo sorotipo”, explica.

A doença é menos perigosa quando tratada após o surgimento dos primeiros sintomas como dores de cabeça seguidas de febre, vômito e rigidez na nuca. Se não tratada, a meningite pode levar a perda de memória, dificuldade em aprender, danos permanentes ao cérebro, problemas de reprodução, convulsões e falência dos rins, por exemplo.

Quem apresentar os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou ir ao PA 24 horas, no Centro, ao lado do hospital. “É importante os pais terem a carteira de vacinação dos filhos em dia”, avisa Jaine.

A vacina contra a meningite meningocócica C faz parte da vacinação das crianças no primeiro ano de vida, e auxilia também a fortalecer as defesas do organismo contra outros tipos de meningite.