O que disseram os vereadores e vereadoras na reunião de ontem

A partir dessa semana, o Notícias de Penha vai apresentar um resumo dos discursos dos vereadores e vereadoras nas sessões da Câmara. Confira abaixo o que elas e eles disseram ontem. Os nomes não estão em ordem alfabética e obedecem a ordem dos discursos de ontem.

Joaquim (PP)

O vereador reclamou da situação de algumas ruas do município e comentou sobre um pedido que fez à prefeitura no dia 26 de fevereiro, ainda não atendido. É sobre uma tubulação que rompeu com o peso do caminhão da Recicle, que fazia a coleta de lixo. “Pedi que arrumasse, mas foi engavetado. É triste. Com a chuva de domingo, a moradora que me procurou ficou desesperada”.

Joaquim também pediu que a Secretaria de Educação implantasse um programa de primeiros socorros em parceria com os Bombeiros Voluntários de Penha. “Vi em outros municípios e acho importante para as crianças”.

Juju (PSDB)

Ele comentou sobre a ida da Pesca para o Ministério da Indústria. “O pescador artesanal sai de casa às 4h e volta às 14h para vender o produto. Ao contrário do industrial, que tem um grande estrutura”, afirmou Juju.

O vereador também falou sobre o Defeso do camarão. Na opinião dele, é preciso mudar o período para não inviabilizar o trabalho dos pescadores artesanais.

Juju criticou a atuação da concessionária Águas de Penha na última sexta-feira, quando uma adutora rompeu na ponte da Praia Alegre. “Arrumaram a rua mas, infelizmente, continuam a bombear água suja para as casas. Tem que avisar para as pessoas fecharem os registros”.

Professora Regiane (PMDB)

A vereadora disse acreditar no atual governo municipal e pediu ajuda aos vereadores para fazer o melhor pela cidade. “Estamos aqui levantando a bandeira do povo, sem bandeira partidária. Estamos findando três meses de gestão e é pouco tempo para tanto o que se tem para fazer no município. Recebemos a cidade em más condições”.

Regiane também pediu que a prefeitura apresente um plano emergencial com cronograma e roteiro de ações planejadas para conter os alagamentos na cidade.

Maurício Brockveld (PROS)

O vereador destacou que a prefeitura vai fechar um dos acessos à Rua Francisco Machado, no Bairro Santa Lídia. O local é usado como rota de fuga por criminosos. “É uma questão de segurança”.

Ele elogiou a Secretaria de Obras pelo reparo na ponte da Praia Alegre. Outro agradecimento foi com relação à limpeza dos cemitérios. “Que estavam uma vergonha. Pessoal começou a roçar e a limpar tudo”

Silas Antonietti (PSD)

O vereador lembrou que a Secretaria de Obras iria montar um cronograma de obras, mas que ainda não teria apresentado à comunidade. “É importante a gente saber”.

Silas também se disse preocupado com a falta de informações no Portal da Transparência da prefeitura. “O prefeito disse que os salários dos secretários iriam reduzir nos seis primeiros meses, mas não veio nenhum projeto para esta casa. Não tem a remuneração dos servidores no site da prefeitura. Eu quero saber onde essa economia de recursos será investida”

Segundo ele, os dados estão todos desatualizados. “Entrei no site da prefeitura, onde todo cidadão tem o direito, e encontrei os nomes dos servidores da antiga administração. Falo sem demagogia, estamos aqui para fiscalizar”

Toninho (DEM)

O vereador pediu atenção da prefeitura na rua que leva à caixa d’água do Bairro Armação. “Fiz o pedido há 15 dias, tem lama em algumas casas. Peço macadame naquela rua. Eu sei que não deu tempo de receber a resposta, mas a cada chuva é uma tristeza”.

Toninho comentou que foi até a ponte da Praia Alegre na última sexta-feira (10) acompanhar as obras de reparo da adutora que rompeu. Segundo ele, o gerente operacional da Águas de Penha, Jarbas Vieira Furtado, não teria gostado da presença dos vereadores no local.

“Eu dei uma bem na lata dele só pra ele ficar bem quieto. Eu faço o meu trabalho e tenho que fiscalizar. Ele é bem pago e não tem que ficar questionando o nosso trabalho”.

Luizinho (PSDB)

O vereador também falou sobre a ida da Pesca para o Ministério da Indústria. “Eu achei bom, mas logo percebi que era engano. Querem industrializar a pesca artesanal. Aqui em Penha são 1200 famílias que dependem da pesca artesanal”.

Luizinho pediu que a prefeitura reativasse o Conselho Municipal do Turismo (Contur). “O conselho busca melhorar o turismo da cidade e tem como um dos objetivos a deliberação sobre eventos culturais”.

Ele ainda pediu que a prefeitura checasse as vigas de sustentação da ponte da Praia Alegre, que, segundo ele, ficaram comprometidas com a chuva da semana passada.

Para completar, Luizinho solicitou que a Secretaria de Educação apresente a relação de todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino e quanto o Governo Federal repassa ao município por criança.

Professora Juraci (PMDB), presidente da Câmara

A vereadora agradeceu aos funcionários da Câmara pela organização do evento da semana passada em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8). “Foi um momento histórico no município de Penha e me emociona, pois abre a possibilidade da construção do diálogo”

Juraci destacou o compromisso dos vereadores com a criação da Procuradoria da Mulher. “Tem na Câmara Federal e em várias câmaras municipais. A procuradoria pode receber denúncias de violência contra a mulher e repassar ao órgãos competentes. Também tem o poder de fiscalizar todas os programas voltados ao tema, além de promover palestras, seminários e cursos”.

A presidente pediu aos vereadores que irão essa semana a Brasília para que façam um apelo ao Governo Federal para que pense em políticas públicas para os pescadores artesanais de Penha.

Lito (PMDB)

O vereador agradeceu à Secretaria de Obras pela tubulação da Rua Bento Gonçalves e apresentou uma indicação para que seja pintada a faixa de segurança em frente ao colégio do Gravatá. “A faixa está apagada”.

Lito pediu informações sobre o terreno em frente à rótula do Kartódromo do Beto Carrero. Para ele, a prefeitura deveria construir uma rua com acesso à Avenida Eugênio Krause para ajudar a desafogar o trânsito na alta temporada.

Italiano (PMDB)

O vereador falou sobre a extensão de rede elétrica na Rua Eduarda Poliana da Costa, no Bairro Gravatá. Segundo ele, outra rua que receberá postes é a Sebastião João Batista. “Dentro de 20 dias. É um pedido que venho fazendo desde 2013. Assim como da rua Luiz Lopes Gonzaga. Essa última ainda precisa de liberação ambiental, mas vai sair”.

Italiano agradeceu a Polícia Militar que esteve em Penha durante a Operação Veraneio. “Fizeram diversas blitze em nossa cidade. Cidadão de bem tem que parabenizar a PM”.

O vereador ainda falou sobre o Defeso do camarão. “Os pescadores estão sofrendo e alguém precisa apresentar algum estudo para o governo mude esse período. Se já existe esse estudo, basta colocá-lo em prática”.

Isac (PR)

O líder do governo na Câmara elogiou a atuação da Secretaria de Obras e da Defesa Civil no atendimento à população atingida pelo forte temporal da última sexta-feira. “O João [secretário de Obras] está respondendo pela Defesa Civil sem receber nada. Tivemos 60 casas destelhadas e a prefeitura disponibilizou três rolos de lona já durante a chuva para ajudar os moradores”.

Isac comentou que a prefeitura pretende terceirizar o serviço de poda das árvores da cidade. Ele falou sobre a preocupação com a falta de energia elétrica causada pela queda de árvores.